Mais fácil do que montar um quebra-cabeças de mil peças. Assim é criar o dashboard ideal para sua estratégia de marketing digital quando você tem clareza sobre as informações que deseja e acesso a uma boa ferramenta de dados. Com isso em mãos, é possível montar o dashboard ideal, que seja capaz de atender às necessidades do negócio e também aos interesses dos profissionais dos mais variados níveis organizacionais.
Como um facilitador do monitoramento da performance das suas ações, o dashboard deve ser um painel de visualização com números e informações relevantes para a estratégia do negócio e para o alcance dos objetivos definidos pela organização. Mas como chegar nesse dashboard ideal? Como pensar e montar o painel com os indicadores mais relevantes? Para estas perguntas, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!
Dashboard e a cultura de dados para potencializar as vendas
Antes de começarmos a falar sobre como montar o dashboard ideal, vamos destacar a importância da cultura de dados e da maturidade das empresas nos investimentos em estratégias de marketing digital para potencializar vendas e lucros.
Prova disso está no estudo inédito intitulado “Uma Perspectiva Brasileira: A Jornada do Marketing Orientado por Dados”, feito pelo Google e pelo Boston Consulting Group. O levantamento mediu o nível de maturidade em marketing data-driven de algumas das maiores empresas brasileiras, e chegou a conclusão de que tratar os dados com o cuidado que merecem pode aumentar os lucros em até 20%.
Diante dessa informação, fica evidente que a busca pelo avanço e consolidação da cultura de dados dentro de uma empresa pode trazer resultados concretos, com mais lucro e menos despesas.
Neste sentido, contar com um dashboard adequado, capaz de comunicar de forma simples e eficaz os KPIs (Key Performance Indicators) mais importantes para a organização, além de mapear, rapidamente, desvios de rotas dos objetivos operacionais e estratégicos definidos, faz parte desse processo de maturidade digital é de fundamental importância para a completar o quebra-cabeças das ações de marketing.
Então, para poder comunicar de forma clara e eficaz os seus indicadores mais importantes nas campanhas, compartilhamos a seguir os tipos de dashboard e algumas dicas para a criação do dashboard ideal. Veja só!
Os tipos de dashboard e suas finalidades
Dashboard Operacional
Como o nome já sugere, temos aqui o dashboard feito de métricas e indicadores referentes às operações da empresa. Sendo assim, trata-se de um tipo de painel mais usado por profissionais que precisam acompanhar o desempenho dos processos organizacionais, como gestores e analistas.
Neste caso, a função do dashboard operacional é oferecer informações que, quando analisadas, possam indicar falhas no processo.
Desse modo, esse tipo de relatório de dados está muito relacionado com o dia a dia do negócio e tem impacto direto nas atividades de rotina. Diante dessa relação com as tarefas diárias, é necessário observá-lo mantendo uma frequência elevada.
Dashboard Tático
Aqui temos um tipo de dashboard que apresenta indicadores que contribuem para a tomada de decisão.
Chamado de dashboard tático, esse painel deve ser montado com os indicadores-chave de performance, os KPIs, que tenham relevância para avaliar a eficácia ou erros na estratégia da empresa.
Sendo tático, trata-se de um painel focado no médio prazo e suas informações devem servir para compreensão de cenários.
Dashboard Estratégico
Chegamos ao dashboard estratégico, aquele voltado ao alto escalão da empresa. Este tipo de painel deve conter as métricas estratégicas que podem colaborar com o sucesso do negócio.
Para essa finalidade, em geral, são comparados dados de períodos diferentes para uma análise mais profunda sobre como melhorar os resultados da empresa.
Vale destacar que entre os dados que podem fazer parte do dashboard estratégico estão as métricas de vendas e do financeiro. Além disso, no dashboard estratégico podem ser apresentadas informações capazes de projetar um plano de ação para expansão da empresa.
Quais as dicas para montar o dashboard ideal?
Bem, depois de conhecer os tipos de dashboard mais comuns e o perfil de cada público que podem atender, vamos às dicas de como montar o dashboard ideal.
Para quem é o dashboard?
Pode parecer óbvio, mas não é. Muitas vezes dados são gerados e apresentados para pessoas que não têm interesse neles e sem um objetivo pré-definido.
Então, escolher qual informação será apresentada é fundamental e, para isso, deve se considerar: o público e quais indicadores serão capazes de ajudá-lo.
É preciso pensar de forma bastante única e levar em conta que cada área dentro de uma empresa tem as suas necessidades, objetivos e respetivas métricas.
Por isso, identificar o público “leitor” do dashboard é essencial para entender como montar e escolher quais os indicadores o painel deve mostrar.
Excesso pra quê?
Depois de definido público e informação, o segundo passo na jornada de montar o dashboard ideal, vem a tarefa de retirar excessos e evitar um acúmulo confuso de dados.
Temos que lembrar que o dashboard deve ser uma ferramenta de fácil visualização, capaz de permitir análises de um universo macro e identificar possíveis falhas para antever problemas.
Um painel organizado e não poluído é essencial para essa visão.
O quê vem primeiro?
Diante da necessidade e finalidade do dashboard, é preciso estabelecer um critério hierárquico de dados, e a informação mais importante para aquele objetivo específico deve estar no topo. Assim, os dados-chaves do dashboard terão maior atenção no momento de visualização dos profissionais.
Está atualizado?
Por fim, seu dashboard está pronto, com as métricas ideais para os públicos definidos, a informação bem apresentada e fácil de ler. Mas, perae, os dados presentes nele são do mês anterior.
Opa, de nada vale um dashboard com dados desatualizados. Para montar um dashboard ideal é preciso assegurar que sua atualização seja feita de forma regular, para que as informações disponíveis estejam sempre atualizadas às necessidades do profissional.
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Até o próximo 😉