O que é visualização de dados ou DataViz? 

AUTOR: Thamirys Morelli

5 min. de leitura

O que é visualização de dados ou DataViz? 

Autor: Thamirys Morelli

5 min. de leitura

“Uma imagem vale mais que mil palavras.”

Confúcio não tinha um computador quando disse isso. No entanto, isso é mais verdadeiro do que nunca com as montanhas de dados coletados em uma empresa. Ainda é complexo analisar, explicar e compartilhar em sua forma bruta.

O que é visualização de dados ou “DataViz”

Todos nós já passamos horas analisando dados de tabelas do Excel longas e complexas.

O DataViz (ou data visualization) é a representação gráfica de um conjunto de dados (como barras, linhas, curvas ou áreas), para que eles possam ser interpretados mais rapidamente, a partir da identificação de conceitos e padrões para a tomada de decisão.

Combina simplicidade e design e permite economizar uma quantidade significativa de tempo na pesquisa e análise de dados. Além de ser uma ferramenta de comunicação poderosa.

Definição 

O DataViz usa conceitos simples da teoria da Gestalt. Este é um termo de psicologia que se refere às tendências que os seres humanos têm de organizar elementos visuais em grupos. Isso facilita a distinção de formas por meio do uso de cores e outros processos visuais.

Para ilustrar isso, aqui está um exemplo concreto: quantos 6s você pode contar?

Vai demorar um pouco, certo?

Mas mude a cor de todos os 6: muito mais simples!

Outro exemplo: analisando um arquivo do Excel

Queremos entender quais países têm o maior número de visitas. A seguinte planilha nos mostra os valores para cada país. Mas essa é a maneira mais fácil e rápida de comparar os países? E explicar isso para o seu público em poucos segundos?

Agora, se transcrevermos esses dados em um mapa, jogando com uma paleta de cores para a taxa de visitas, tudo fica mais claro:

Tudo é mais fácil quando os dados relevantes são apresentados de forma ergonômica, em cores, e são óbvios. O cérebro funciona visualmente, capturando 80% das informações através de imagens. De uma abundância de dados, as informações úteis são extraídas e o supérfluo é eliminado.

É fácil imaginar o que isso pode significar no nível corporativo. 

Foco no essencial facilita a tomada de decisão  

Encontrar e interpretar dados em uma planilha é muitas vezes demorado e tedioso. DataViz pode resultar em uma economia de tempo fenomenal. O acesso aos dados se torna rápido, preciso e facilmente compreensível.

Os dados corporativos muitas vezes estão espalhados por vários meios, tornando difícil a análise.

DataViz agrupará isso em uma única tela, organizado em diferentes gráficos relevantes. Esses indicadores podem ser reunidos em painéis ergonômicos, implantados em tempo real, e isso pode exibir tendências que só podem ser percebidas visualmente. Isso facilitará tremendamente a tomada de decisão.

Tipos de DataViz

visualização de dados interativa compreende uma série de elementos que buscam facilitar a análise de grandes volumes de dados. Separamos alguns tipos para você conhecer e escolher aquele que melhor se aplica à sua realidade e necessidade. 

Tipos de gráfico 

Os gráficos podem ter diversos formatos, como:

  • Área
  • Barras
  • Colunas
  • Curvas
  • Linhas
  • Donut
  • Pizza

Esses modelos de gráfico ajudam a fazer comparações e analisar contextos específicos, padrões de comportamento de usuários e dados do mercado. 

Tipos de visualização

Em primeiro lugar, para decidir sobre qual tipo de data visualization escolher, é importante ter em mente qual o objetivo dessa visualização. Você pode usar o DataViz para fazer comparações, criar rankings e correlacionar ou distribuir dados. 

Data Storytelling: conte uma história com seus dados

O DataViz facilita a navegação de uma informação para outra enquanto processa bancos de dados extremamente grandes. Tudo isso por meio de gráficos interativos e painéis de controle que são habilmente projetados.

Durante uma apresentação, o objetivo não é simplesmente apresentar seus resultados. É necessário oferecer uma visão global de sua atividade. Aplique uma análise de funil e entenda os motivos de uma flutuação específica.

Deve ser feito um esforço educativo sobre o contexto para permitir que o público compreenda os dados.

A campanha anual “Wrapped” pode ser um dos melhores exemplos de Data Storytelling de todos os tempos.

Desde 2016, o Spotify apresenta a seus usuários uma linha do tempo elaborada que mostra os artistas, músicas e, mais recentemente, os podcasts mais ouvidos do ano.

O aplicativo de streaming usa os dados de seus usuários não apenas para falar individualmente com seus clientes, mas também para demonstrar o quão interessante o Big Data pode ser.

Não importa o quão específico seja um padrão de consumo, ele pode ser identificável e divertido. Quem não gostaria de saber quantas vezes se ouviu “Total Eclipse of The Heart” durante uma semana de eclipse?

Esse caso se torna ainda mais interessante quando vemos que, mesmo sendo um produto online, o Spotify conseguiu tirar seu Data Storytelling dessa esfera, levando-a também para a mídia tradicional, como você pode ver na imagem a seguir.

Tendências

Todas as transformações pelas quais a sociedade vem passando criaram necessidades que ficam cada vez mais latentes. Felizmente, a tecnologia de DataViz veio para suprir grande parte dessas tendências, que são, por exemplo:

Interatividade

interatividade em data visualization permite que o usuário interaja com os documentos visuais na tela – destacando ou ocultando informações –, a partir de tecnologia touch. Isto é, o objetivo é agilizar as análises e facilitar a visualização dos dados por meio de um processo intuitivo. 

A interatividade também está relacionada a uma melhor experiência de navegação dos usuários e a um nível maior de engajamento com as plataformas de DataViz, já que as pessoas navegam de forma ativa.  

Visualização em tempo real

O DataViz permite alimentar a sua base de dados de forma automatizada, mantendo as informações sempre atualizadas. Isso é fundamental para que empresas possam tomar decisões mais rapidamente – considerando o contexto cada vez mais competitivo. 

Integração de dados

As ferramentas de data visualization integram dados advindos de fontes diversas, centralizando as informações e permitindo análises mais complexas.

Responsividade

Por fim, mais uma das tendências em data visualization é a responsividade. Essa característica abrange a adaptação do layout a todos os tamanhos de tela e tipos de suporte, o que facilita acesso aos dados e permite agilizar as análises.

Conheça nosso programa de parceiros

Ganhe uma Licença Gratuita para sua agência e até 35% de comissão para clientes ativados