Cookieless Era: Um mundo sem os cookies e seus impactos. 

AUTOR: Roberto Matos

2 min. de leitura

Cookieless Era: Um mundo sem os cookies e seus impactos. 

Autor: Roberto Matos

2 min. de leitura

O termo “Cookieless Era” refere-se ao movimento em direção a um ambiente digital sem cookies, especialmente os de terceiros.  

Cookies são pequenos fragmentos de código que websites deixam em seu navegador para rastrear suas atividades online. Esses dados têm sido a espinha dorsal da publicidade digital e análise de sites, mas agora, mudanças nas regulamentações de privacidade e atualizações nos navegadores estão impulsionando a transição para um ambiente sem esses cookies. 

Como um mundo sem os ‘’cookies’’ impactam em nossa vida? 

As mudanças de um futuro sem cookies tem um impacto direto no modo como as empresas coletam dados, segmentam audiências e medem o desempenho de suas campanhas. Com até 80% dos usuários esperados para recusar o rastreamento de cookies de aplicativos, a publicidade digital está enfrentando desafios sem precedentes. A limitação no uso desses dados afeta desde a personalização de anúncios até a capacidade de relatar e medir campanhas, criando um novo cenário para profissionais de marketing e marcas. 

Como se adaptar neste cenário?  

Confira, abaixo, alternativas disponíveis no lugar dos cookies que você pode utilizar em seu negócio. 

Construir Relacionamentos Diretos com Clientes: 

  • Desenvolver programas de fidelidade para incentivar a participação dos clientes. 
  • Oferecer benefícios valiosos em troca de dados, como descontos, ofertas exclusivas ou conteúdo exclusivo. 

 Investir e Aprimorar a Capacidade Analítica: 

  • Utilizar ferramentas de análise multiplataforma para integrar dados de primeira parte. 
  • Explorar soluções analíticas como o Google 360 para análise de dados cruciais. 

Identidade Solutions e Server-Side Analytics: 

  • Investir em soluções de identidade para unificar dados de diferentes fontes. 
  • Considerar a implementação de análises no lado do servidor para uma abordagem mais privada. 

Mirando o futuro, grandes players como o Google, estão buscando alternativas como a tecnologia Federated Learning of Cohorts (FLoC), que permite publicidade baseada em interesses sem coletar os dados dos clientes. 

O que é a Federated Learning of Cohorts?  

Inicialmente, o termo Federated Learning of Cohorts (FLoC) soa como algum tipo de conceito de ficção científica que você veria em um filme. Na realidade, trata-se do novo plano do Google para fornecer aos anunciantes uma maneira segura de segmentar anúncios para grupos específicos, sem ter acesso aos dados privados dos indivíduos. 

Além disso, a mudança foi projetada para ajudar a eliminar os cookies de terceiros por meio do navegador Chrome da empresa. O programa é considerado parte da iniciativa Privacy Sandbox do Google, que enfatiza a melhoria da segurança e tornar a web um lugar mais seguro para os usuários. 

Então o que isso quer dizer? Em vez de os movimentos do usuário serem rastreados individualmente, cada pessoa que navega na internet será colocada nos chamados cohorts, que são grupos altamente específicos com base em critérios de interesse

Lembre-se: Todos os dados apresentados foram extraídos de pesquisas. 

A ‘’Cookieless Era’’ não é apenas um desafio, é uma oportunidade para uma abordagem mais centrada no usuário e para construir relacionamentos autênticos. Ao adotar estratégias baseadas em dados de primeira parte, explorar soluções inovadoras e permanecer ágil diante das mudanças, empresas e profissionais de marketing podem não apenas sobreviver, mas prosperar nesse novo cenário digital. A adaptação é a chave para continuar oferecendo experiências online relevantes e personalizadas em mundo mundo sem cookies.