O universo dos influenciadores é uma estratégia em que os criadores de conteúdo são aplicados em campanhas voltadas ao público presente nas redes sociais das marcas. Com o aumento do número de usuários on-line e a diversidade de plataformas digitais, surgem dúvidas sobre quais métricas considerar ao analisar uma campanha conectada ao marketing de influência.
Antes de fazer isso, é importante entender os benefícios de analisar o universo dos influenciadores e como ele mudou o desempenho das campanhas nos últimos anos.
O que são influenciadores digitais?
Um influenciador digital é alguém que atrai muitos seguidores ao produzir conteúdos em canais on-line, como redes sociais, sites e blogs. Por isso, suas postagens são fáceis de divulgar e muitas vezes atingem diferentes setores de mídia.
Como o nome sugere, eles podem influenciar o comportamento dos seguidores e as decisões de compra.
Influenciadores x campanhas digitais
Com a introdução dos influenciadores no universo do marketing digital, surgem cada vez mais oportunidades de campanhas criativas para aumentar o “market share”, ou seja, a relevância da sua marca, para fortalecer o posicionamento no mercado. Encontrar influenciadores que melhor representem o seu produto ou marca é um dos principais fatores de sucesso da sua campanha.
Quais métricas você deve analisar?
- Alcance: essa métrica mostra o número de perfis que visualizaram a postagem;
- Impressões: refere ao número total de vezes que o conteúdo foi visto no Instagram, não importando se uma mesma pessoa o viu várias vezes;
- Clique no perfil: se alguém enviar um e-mail, obter uma localização ou número de telefone, os dados relacionados às interações com as informações fornecidas, como o número de cliques em um site, podem ser coletados nessa categoria;
- Impressões: ao contrário da análise, essa métrica mostrará quantas vezes uma postagem foi exibida ao público.
- Engajamento: número que resume o conjunto das métricas relacionadas às mais diferentes ações que o Instagram considera como interações;
- Taxa de engajamento: mede o percentual de interações você tem nas postagens e stories comparando com o número de impressões que esse mesmo conteúdo possui.
Para calcular sua taxa de engajamento, basta realizar a seguinte conta:
Interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / Alcance.
Por exemplo, imagine um total de 598 reações em um post, com alcance de 10.300 pessoas, em um perfil que tem 11.000 seguidores. A taxa real de engajamento é: 598 / 10.300 = 0,0580 x 100 = 5,80%.
Quais métricas analisar a partir do seu story no Instagram?
Analisar as métricas do Instagram stories pode facilitar a sua vida quando quiser entender quais conteúdos os seus seguidores mais gostam, além de potencializar a interação em seus posts.
Os stories possuem as seguintes métricas:
- Impressões – Número total de vezes que os story foi visualizado;
- Alcance: Número total de visualizações do story;
- Saídas: Número total de vezes que esse story fez a pessoa sair do seu feed;
- Respostas: Número total de vezes que o story gerou respostas;
- Avanços: Número total de vezes que as pessoas avançaram para o próximo story;
- Voltas: Número total de vezes que as pessoas tocaram para voltar ao story anterior;
- Retenção: aqui deve ser feito um cálculo com o número total de saídas que o story causou, dividindo pelo total de impressões que o mesmo story teve.
Na plataforma do Facebook, algumas das métricas mais importantes a serem analisadas são:
- Número de impressões: Com essa métrica, você pode recontar o número de vezes que a postagem foi visualizada, independentemente de ter sido clicada ou não;
- Taxa de cliques (CTR): Essa métrica mostra o número de cliques que a campanha recebeu dividido pelonúmero de impressões.
- Taxa de engajamento: mede o percentual de interações você tem nas postagens e stories comparando com o número de impressões que esse mesmo conteúdo possui;
*Além dessas principais métricas, ainda é preciso analisar outras entregas. Principalmente quando se trata de posts patrocinados. O CPC (Cost Per Click) e o CPA (Cost Per Action) são algumas dessas análises essenciais.*
Como a Keep.i te ajuda a acompanhar essas métricas?
Agora que você já conhece as principais métricas das redes sociais, fica mais fácil selecionar os indicadores adequados para montar o seu dashboard de marketing digital e manter o desempenho da sua campanha.
Além de possuir dashboards inteligentes que fornecem dados sobre redes sociais, websites, relações públicas, aplicativos, a Keep.i é uma plataforma de dados que te permite criar Dashboards em menos de 3 minutos sem necessidade de implementação!
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