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Métricas de Redes Sociais: Analise com Dashboards

Ao contrário do que diversos blogs e sites mostram, você não precisa entrar em cada uma das plataformas para escolher as métricas de redes sociais e analisar os seus resultados.

Além de trabalhoso, utilizar diferentes plataformas para analisar dados complementares é estar sujeito a uma imprecisão desnecessária.

Aproveite para ser um profissional que vai além das métricas de vaidade e de analises demoradas e superficiais.

Em vez disso, vamos mostrar quais métricas de redes sociais você deveria estar prestando atenção em cada etapa da sua estratégia de social media.

Os números que verdadeiramente te ajudam a tomar decisões inteligentes com base em dados, todos exibidos em um dashboard intuitivo para que você se preocupe apenas com a análise de dados e retirada de insights.

Pronto para tomar decisões com base em dados?

O Funil

Antes de entrar nas métricas, vamos segmentá-las em um funil de jornada do usuário. Assim, poderemos pensar em cada etapa da estratégia de marketing para redes sociais com a atenção necessária.

Público-alvo: Métricas que determinam quem é o público-alvo, onde ele está e como atingi-lo.

Consciência: Métricas que avaliam a etapa em que seu público-alvo te descobre. São mais voltadas a acessos e alcance de pessoas nos canais analisados.

Engajamento: Métricas que mostram como o seu público interage com o conteúdo.

Conversão: Métricas que demonstram a eficiência do engajamento. Se a sua estratégia está gerando cliques e acessos ao site.

Público-Alvo

Redes sociais de origem: Lista de redes sociais de onde seus visitantes do site vieram. Ótimo para avaliar em quais redes sociais focar.

Cidade das sessões: Cidade de origem dos usuários que acessaram o site. Métrica que não é de redes sociais, mas ajuda a delimitar para onde as campanhas de redes sociais precisam se dirigir.

Gênero: gênero estimado do público que acessou o site.

Essas métricas simples podem ser usadas para definir a linguagem, estilo e conteúdo a ser apresentado nas redes sociais. Assim como avaliar se a estratégia que está sendo usada é a melhor.

Os dados demográfico comparados com o engajamento e envolvimento dão informações que podem definir a sua persona e entender cada vez melhor seus interesses.

Consciência

Alcance: Média estimada do número de pessoas impactadas pelas campanhas ativas. O quanto seu conteúdo está sendo disseminado.

O alcance é poderoso ao se comparar com engajamento. Use-o para comprovar que as campanhas estão impactando bastante gente e que essas pessoas estão interagindo.

Impressões: total de vezes que seu conteúdo foi visualizado, aqui se somam as diversas vezes que uma pessoa visualiza o seu conteúdo.

Impressões pagas: número de impressões dos stories pagos e anúncios da sua página.

Seguidores/Total de curtidas: Além de olhar para os seguidores, foque muito mais no quanto eles estão crescendo ao longo do tempo e qual a sua velocidade de crescimento. É muito mais importante pensar que o ritmo de crescimento da página está bom do que exibir uma quantidade de seguidores especifica.

Com essas métricas você pode diferenciar seus fãs, pessoas alcançadas e pessoas envolvidas.

Engajamento

Reações: Total de reações que as pessoas tiveram em sua publicação.

Engajamento: Número total de interações que os anúncios de sua campanha receberam.

Comentários: Número total de comentários nas publicações.

Compartilhamento: Número total de compartilhamentos nas publicações.

Normalmente, essas são as métricas mais relevantes para o time de produção de conteúdo, pois determinam o quão engajado seu publico está com seu conteúdo nas redes sociais e, consequentemente, o quanto vão lembrar de você na hora de comprar ou indicar um produto ou serviço.

Publicações e Stories

Impressões: Quantas vezes essa publicação foi vista.

Alcance/descoberta: Quantas pessoas foram alcançadas com o Story ou publicação.

Engajamento: Interações que a postagem em questão recebeu.

Interações/envolvimento: Quantos toques seu Story ou publicação teve, incluindo cliques e reações.

Toques para voltar: Quantas pessoas voltaram para ver o que você publicou nos Stories.

Toques para avançar: Quantas pessoas clicaram para avançar a partir dos seus Stories.

Saídas: Quantas vezes alguém saiu dos seus Stories.

Respostas: O número de respostas que uma foto ou vídeo recebeu dentro do Instagram Stories, através de directs no Instagram.

Avaliar essas métricas por postagens te faz ter uma percepção de quais publicações fizeram mais sucesso nas redes sociais e confirmar hipóteses de temas e formatos que engajam mais.

Conversões

Instagram – Conversões da pagina: Algumas métricas exclusivas do Instagram que são muito relevantes para determinar o andamento de sua estratégia são:

  • Cliques no Site
  • Cliques em mensagem direta
  • Cliques em endereço
  • Cliques em telefone
  • Cliques em E-mail

Com essas métricas você pode saber se sua comunicação está levando o público para o site ou fazendo que eles se interessem em saber mais sobre sua marca.

Cliques (todos): Ao analisar uma campanha que fazemos no Facebook, gostaríamos de saber se ela está convertendo em alguma ação. Esta métrica mostra os cliques no link e em qualquer parte do anúncio.

Mas lembre-se que o principal objetivo das redes sociais é de gerar interação e engajamento entre o Target e a marca, não necessariamente gerando cliques ou acessos a página.

Plus: Campanhas ativas

Lista de campanhas e seus resultados nas plataformas analisadas.

CTR: Frequência de cliques recebidos nas campanhas de acordo com a frequência que apareceram. É um dos melhores indicadores para saber se sua campanha está sendo bem sucedida. Ao cruzá-la com alcance e cliques há como saber se ela está sendo mal veiculada ou entregue para o público errado ou se ela precisa de um alcance maior para gerar resultado.

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