Como preparar seu e-commerce para a Black Friday

AUTOR: Roberto Matos

4 min. de leitura

Como preparar seu e-commerce para a Black Friday

Autor: Roberto Matos

4 min. de leitura

A Black Friday tornou-se um evento de compras amplamente esperado, impulsionando as vendas em todo o mundo. No entanto, preparar seu e-commerce para este período de intensa atividade não é tarefa simples. Lidar com o aumento do tráfego e as grandes transações envolve um planejamento minucioso e análise constante em tempo real.

Pensando nisso, neste artigo vamos explorar os passos necessários para preparar seu e-commerce para esse e outros eventos de alto tráfego ao longo do ano.

imagem ilustra carrinho de compras

Desafios

O alto tráfego e os grandes tamanhos de compra oferecem dados de clientes ricos para análises robustas. No entanto, três desafios que os varejistas enfrentam durante esta temporada(e, na realidade, durante todo o ano) incluem:

  1. Como extrair informações significativas e acionáveis dos dados analíticos;
  2. Como garantir que os dados sejam precisos para a tomada de decisões;
  3. Como cumprir os prazos para o trabalho de desenvolvimento para capturar dados.

Para extrair informações sobre os dados, você precisa aplicar um processo metódico para verificá-los pela qualidade. A estrutura de análise digital, uma série de etapas projetadas para orientar o processo de extração de informações acionáveis a partir de dados digitais.

Prepare seu e-commerce para a Black Friday

Use as seguintes etapas para manter sua análise funcionando de forma tão eficiente quanto possível ao se preparar seu e-commerce para esses eventos de férias e eventos pesados – e durante todo o ano.

  1. Defina metas;
  2. Determine os KPIs;
  3. Realize uma auditoria no site;
  4. Plano de Ação;
  5. QA e implementação de Tags;
  6. Crie Relatórios;
  7. Analise os dados;
  8. Faça recomendações;
  9. Teste e otimize.

1. Definindo metas

Você terá dificuldade em prometer uma estratégia de medição se você não souber o que está procurando. Comece por delinear a finalidade do seu site, depois criando requisitos de negócios e KPIs.

2. Determine quais são os principais indicadores a serem analisados

O conceito é bastante simples, mas às vezes as pessoas realmente não entendem o que é um indicador de desempenho chave, ou o poder que ele possui.

No mundo digital, nosso principal indicador de desempenho é receita, naturalmente. No entanto, medir e analisar outras métricas – como número de conversões, número de conversões por visitante, número de visualizações de produtos ou número de itens na cesta por compra – pode ajudar as empresas a fazer melhorias incrementais.

3. Realize uma auditoria do site

Depois de definir seus objetivos de negócios e determinar KPIs aplicáveis, o próximo passo é realizar uma auditoria do site.

O objetivo de uma auditoria do site é avaliar o estado geral das análises do seu site com o objetivo de melhorar. Durante uma auditoria do site, você deseja garantir que as principais informações do usuário e as interações sejam rastreadas, especialmente se eles se alinharem com um de seus KPIs.

Para os sites de comércio eletrônico, os tipos de dados mais importantes para revisar minuciosamente durante uma auditoria são dados de aquisição, dados de engajamento e dados de conversão.

  • Para dados de aquisição , você deseja entender como o rastreamento da campanha está configurado e se os canais de marketing estão a decorrer de forma consistente. Você também quer entender quem administra o plano de governança da campanha;
  • Para medir o engajamento no seu site, você deseja garantir que recursos como inscrições de boletim informativo, cliques de localizador de loja, botões de adicionar aos botões do carrinho, botões da lista de desejos, botões de mídia social e informações do produto estão funcionando corretamente.
  • Para dados de conversão , reveja especificamente os dados do produto e da ordem capturados no momento da conversão. Certifique-se de que os dados são capturados com precisão e que você pode segmentar para pontos de dados chave, como receitas e clientes repetidos.

4. Plano de Ação

O próximo passo é desenvolver um plano de ação, também conhecido como solução de marcação, para quaisquer correções ou melhorias que você descobriu durante a auditoria que deve ser resolvida (especialmente antes da temporada de compras de férias começar).

imagem ilustra plano de ação para black friday

A documentação do modelo de auditoria servirá como um ponto de partida para determinar uma lista do que precisa ser feito. A partir daí, você deve determinar o nível de prioridade de cada tarefa e desenvolver um nível de esforço realista que cada tarefa exigirá.

5. QA e Implementação de Tags

Depois de ter seu plano de ação e você criou a referência de projeto de solução para a equipe de desenvolvimento, o próximo passo na estrutura de análise digital é implementar QA e implantar o código.

Teste suas tags em um ambiente de teste;

• Use ferramentas de validação de tags para garantia de qualidade.

Ser capaz de se comunicar claramente tanto na referência de projeto de solução quanto na documentação de QA é um longo caminho na eliminação de ida e volta entre essas etapas. Aproveite o tempo para documentar completamente – isso definitivamente vale a pena.

6. Criar painéis e relatórios

Uma vez que sua implementação está no lugar e sua máquina de coleta de dados está funcionando sem problemas, crie painéis e relatórios para seus KPIs mais relevantes. Concentre-se nos KPIs que você criou no início do framework para fornecer respostas a questões prontas para o negócio.

7. Analise os dados

Os dados só têm valor quando utilizados para a tomada de decisões informadas. Na história por trás dos números para encontrar informações reais sobre os dados.

Se você seguiu as etapas anteriores, você estará equipado com todas as ferramentas para ver se suas iniciativas pressionaram ou não a agulha em seus KPIs. Use os dados para verificar a validade das hipóteses que seus requisitos de negócios geraram.

8. Faça recomendações

Use os insights capturados em sua análise para fazer recomendações de melhoria.

9. Teste e otimize

Construa a tempo para testar e otimizar antes de implementar quaisquer mudanças importantes no site.

Tudo pronto?

Você deve aplicar a estrutura de análise digital com frequência ao longo do ano à medida que você divulga as principais atualizações do site. Algumas das etapas podem ser difíceis e tediosas, o que entendemos, mas existem ferramentas para te ajudar.

Ao combinar a governança de dados automatizada e a validação de tags com os processos e pessoal certo, você poderá preparar seu e-commerce para aproveitar ao máximo seus dados e aprender muito sobre o seu consumidor.