Em uma estratégia de marketing digital, tão importante quanto escolher bem seus objetivos, é definir quais métricas você vai usar para analisar seus resultados para não cair nas métricas de vaidade.
Muito legal o número de pageviews ou likes nas postagens, mas, o que isso contribui nas vendas de fato? Até que ponto isso ajuda a alcançar a meta? Afinal, todas as suas estratégias precisam ser vinculadas com seu objetivo de marketing.
As métricas de vaidade são um tipo especifico de métricas que maquiam o verdadeiro resultado do marketing digital. Vistos de forma isolada, eles trazem uma visão distorcida da realidade, dando a entender que está tudo indo muito bem.
Porém, essas métricas não tem nenhuma relação com os objetivos buscados pela empresa, então não são verdadeiramente relevantes.
Elas não ajudam a tomar decisão nenhuma, não geram oportunidade de negócio e nem mostram como otimizar ações. Servem apenas para inflar o ego (daí o nome).
Isso não significa que elas devem ser ignoradas, mas elas não devem determinar como está o seu negócio.
Alguns exemplos de métricas de vaidade:
Curtidas
Número de curtidas não tem conexão com quão perto sua marca está de alcançar determinado objetivo. É muito comum uma empresa apresentar um alto número de curtidas e baixa conversão no site. Também é possível comprar curtidas, então, como saber se o conteúdo foi realmente relevante?
Compartilhamentos
Assim como as curtidas, esse dado isolado não tem interferência direta com número de vendas, por exemplo, ou qualidade do conteúdo. O usuário pode compartilhar por diversos motivos e a analise isolada desse dado não agrega em nada.
Visualizações
Uma campanha pode trazer um tráfego muito grande de um público que não tem nada a ver com o seu target. Um usuário único pode visualizar diversas páginas e sair, etc. Por isso que essa métrica sozinha não diz nada e não é capaz de gerar nenhum insight.
Taxa de cliques
Mesmo que essa taxa mostre o número de pessoas que você direcionou para o site, não dá para saber com a analise desse dado isolada se houve uma conversão ou ainda se o tráfego está alinhado com o seu target.
Downloads de app
Muito mais importante do que o número de downloads do seu app é a quantidade de usuários ativos, o tempo que eles permanecem e a quantidade de desinstalações. O que adianta as pessoas baixarem o app e não usarem ou apagarem logo em seguida?
Número de seguidores
O número de seguidores de uma rede social não tem necessariamente relação com a visibilidade da empresa e, assim como curtidas, podem ser comprados.
Quais métricas realmente importam no marketing digital?
Quais métricas devemos acompanhar então?
Primeiro, é necessário definir exatamente quais os objetivos da sua estratégia de marketing digital. A partir daí, quais as melhores métricas para provar que o objetivo foi ou não alcançado?
Na prática, selecionamos métricas de acordo com os objetivos e categorizamos dependendo da necessidade.
As métricas principais a serem analisadas dependem dos resultados que você está buscando.
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