Passo a Passo para configurar um funil de anúncios do Facebook

AUTOR: Roberto Matos

4 min. de leitura

Passo a Passo para configurar um funil de anúncios do Facebook

Autor: Roberto Matos

4 min. de leitura

Sente que suas campanhas de Facebook não estão rendendo? Que tal testar uma estratégia mais simples e adaptável para seu negócio?

Com esse passo a passo você vai aplicar o funil de vendas na sua estratégia do Facebook Ads e conseguir pagar mais barato por seus anúncios com melhores resultados.

O que é o Funil de Vendas?

O funil de vendas é uma forma de segmentação de públicos com base na jornada de compra do cliente. Ele é separado por estágios:

Topo de funil: Pessoas que são seu público-alvo, porém não conhecem sua marca. O ideal é criar conteúdo que atraia essas pessoas.

Meio de funil: Pessoas que conhecem superficialmente sua marca, visitaram o site, porém não estão aptas a comprar. É interessante fazer remarketing com essas pessoas, pois elas já demonstraram algum interesse com a marca.

Fundo de funil: Pessoas que estão envolvidas com a marca e prontas para comprar. O ideal é incentivá-las a efetuar a compra.

Para implementar esse funil você pode usar o Facebook Ads.

Passo a Passo:

1. Configure o seu site com o Facebook

Antes de mais nada, o seu site está integrado com o Facebook? Parece uma coisa meio boba de se perguntar, mas configurar erroneamente é mais comum do que se parece.

Então o primeiro passo é verificar se o pixel do Facebook está instalado.

Abra o Facebook Ads Manager e clique no botão do menu superior (com as três linhas) e em Pixels.

Se o seu Pixel estiver configurado ele aparecerá da seguinte forma:

Além disso, configure também o catálogo de produtos com o Facebook, assim poderemos usar anúncios dinâmicos em estratégias de fim de funil.

2. Tenha seu público-alvo de anúncios no Facebook

A partir da sua persona e das pessoas que estão já envolvidas com seu site, podemos criar públicos-alvo personalizados para segmentar as campanhas do Facebook.

Para criar um público-alvo acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook, clique em Públicos e, em seguida em Criar Público Personalizado.

Você verá diversas fontes para escolher.

O ideal é, pensando no nosso funil:

 – Para as pessoas que estão no topo de funil criar com base no tráfego do site

Para isso, selecione seu Pixel na opção “Incluir pessoas que atendem qualquer um dos seguintes critérios” e crie o público.

#Dica: Crie diversos públicos com períodos diferentes, por exemplo: quem acessou seu site nos últimos 7 dias, 30 dias, 90 dias.

 – Para quem está no meio do funil criar com base no Perfil comercial do Instagram e página de Facebook

Selecione a opção, escolha a página ou perfil que deseja vincular e crie o público.

– E para o fim de funil com base na lista de leads e clientes

Para criar um público com sua base de leads faça upload da sua lista de e-mails e siga as instruções. Faça o mesmo com sua lista de compradores anteriores (que você consegue na sua plataforma de e-commerce) e crie outro público.

#Dica

Para atrair mais pessoas ao topo de funil, experimente criar um público semelhante aos seus compradores.

Em Criar Público, selecione a opção Público Semelhante.
 
 
Selecione sua lista de compradores no “Selecionar sua fonte semelhante” e mantenha o tamanho do público em 1%.

3. Criando Campanhas para cada etapa do funil

 – Topo de funil
Ninguém gosta daquele vendedor insistente que tenta te empurrar coisas que você não quer. Por isso é sempre bom anunciar com foco em conhecimento de marca para o público frio.
Vídeos dinâmicos e curtos funcionam muito bem nesse estágio de funil. Foque em gerar awareness e produzir conteúdos que chamem a atenção.
Na hora de criar a campanha, escolha o objetivo Conversões, assim, o Facebook exibirá para pessoas com maior chance de converter.
 – Meio de funil

Temos duas possibilidades, gerar mais tráfego no site ou maior engajamento no Facebook.

Se o seu objetivo é aumentar o tráfego do site, vamos focar em remarketing. O pixel do Facebook registra todos que visitaram seu site. A partir desse pixel, criamos um público de usuários que já visitaram seu site e direcionamos as campanhas para eles.

Se o objetivo é aumentar o engajamento com a página do Facebook, a plataforma tem um registro de quem curtiu ou interagiu com algum post na sua página. Então este público é uma excelente opção, ainda mais se o seu e-commerce tiver um volume de visitas baixo.

Ao pensar no conteúdo para essa etapa do funil, foque em conteúdo que gere leads. Newsletter e materiais ricos gratuitos podem ajudar.

– Fundo de funil

Esta é a hora do seu lead virar cliente. Após coletar leads e as campanhas de meio de funil atraírem pessoas que se interessam pelo seu produto, você precisa incentivar uma venda. Para esse passo, o público são os usuários que interagiram com a marca estando no meio do funil e que viraram leads.

Nesse estágio a compra finalmente é feita e ganha-se um novo cliente oficialmente. Com uma recomendação pessoal ou uma avaliação online, esse consumidor pode também enviar mais consumidores para o seu site no futuro.

– Criativo das campanhas

Lembre-se sempre da persona. Como ela interage nas redes sociais? Como chamar a atenção dela? O que vale a atenção dela? Ao levar isso em conta enquanto escreve o texto e desenvolve os criativos, a chance de dar certo aumenta bastante.

Uma boa ideia é perguntar para clientes o que eles consideram interessante no seu produto para optar por ele em vez da concorrência. Não empurre seu produto para novos públicos, deixe eles curiosos para conhecer a marca e o que você oferece.

Se você tiver o seu catalogo de produtos sincronizado com o Facebook, é a hora de usá-lo. Você pode executar os anúncios de produtos dinâmicos. Eles mostram ao usuário produtos que eles procuraram anteriormente no seu site.

Com o funil de Marketing digital integrado no seu negócio, você terá uma análise mais certeira dos seus dados. Com isso, você pode usar um dashboard de marketing focado em visualização de dados, para tirar o melhor de seus insights.

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