A Black Friday deixou de ser uma época de comprar celular e eletrodomésticos. Por meio de análise baseada em dados, observamos que atualmente essa é uma temporada abrangente com descontos em diversas categorias de produtos e a antiga guerra de preços tem ficado cada vez mais complexa.
Vamos mostrar aqui os fatores que entraram em jogo nessa briga e te ajudar a alcançar os melhores resultados.
Guerra de preços
Mesmo sendo o que todo mundo espera desta data (vender mais), será que todos estão preparados para isso?
Percebemos também que a Black Friday não é apenas um dia, e sim uma temporada. Em outras palavras, as pessoas se tornaram muito mais críticas na hora de comprar e, ao mesmo tempo, se consideram “merecedoras” do que irão consumir, o que resulta no consumo de mais produtos com alto valor agregado.
Ou seja: ofereça uma experiência a altura dessa pretensão de compra e não aposte tudo em um só dia, aposte em toda a temporada de alguns dias antes e até cerca de um mês depois, por conta da chegada do 13º salário e do Natal. Divida as ofertas para ter uma estratégia solida em toda essa temporada de fim de ano e pense nos diversos momentos da jornada de compras.
Era Multiplataforma
Segundo o Dashboard da última temporada de Black Friday, o mobile representa mais de 65% dos acessos as páginas de destino das contas analisadas pela Keep.i. Portanto, esteja preparado para que seu site funcione tanto em desktop quanto em mobile.
Expandir Sortimento e Serviços
No início da Black Friday no Brasil, existiam apenas três categorias que se destacavam: smartphone, eletrodomésticos e moda. Hoje, os produtos e serviços se expandiram e temos descontos de tudo que se pode imaginar.
Com isso, talvez seja um bom momento para oferecer produtos complementares. Por exemplo: celular + plano de internet ou viagem + hotel com desconto, ou até uma vantagem com alguma forma de pagamento específica, como desconto ao fechar um plano.
Construção de Marca
Pense nas compras que você faz. Principalmente em uma época com tantas ofertas, você prezará pela confiança na marca que está anunciando.
Conseguir engajar o público-alvo que está na etapa de consideração é a chave para negócios bem desenvolvidos nessa época e nunca é tarde para cuidar da imagem da sua marca.
Lembre-se: todos esses insights são baseados em dados.
E se você quer extrair mais insights para consolidar sua estratégia e sair a frente da concorrência na Black Friday, a Keep.i, junto com a Boxnet, criou um dashboard com dados de Black Friday em tempo real. Os dados comentados trazem diversos insights super importantes para compreender o fenômeno Black Friday e vender mais nessa temporada.
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