Relatórios de marketing digital são considerados essenciais para a maioria das empresas e agências. Mas será que são mesmo a melhor forma de avaliar uma estratégia de marketing?
Você sabe que produzimos dados o tempo todo e que precisamos deles para avaliar o progresso de nossa estratégia.
Porém, com essa quantidade toda de dados que temos, o que é relevante? O que você realmente precisa ficar de olho?
Aqui vai alguns dos principais motivos que encontramos para você abandonar os relatórios de marketing digital.
1. Estáticos
Podemos ver o relatório como uma fotografia dos dados, ou seja, uma vez que criado e finalizado, as informações não podem ser alteradas, complementadas ou comparadas com outros períodos.
Imagine a seguinte situação, você acabou seu relatório e está indo para a reunião quando lembra que seu cliente não entende determinada sigla ou pedirá uma métrica que você não colocou.
Para fazer essa alteração demorará pelo menos uns 20 minutos, não é? Até você abrir o documento, alterar o dado, adicionar uma observação, baixar novamente…
2. Longos
Introdução, estratégia anual, estratégia mensal, KPIs, comentários, conclusão geral… Tudo isso para apresentar o mesmo relatório de marketing digital todo mês.
Muitas vezes você só quer mostrar o progresso da campanha. E o seu cliente pulará todas as outras páginas que você demorou horas para escrever.
3. Não vão direto ao ponto
Com um relatório de marketing você precisa introduzir, e mostrar diversas informações antes do que é realmente relevante. E, muitas vezes, você só quer olhar e entender o progresso ou o que seria necessário alterar o mais rápido possível.
4. Perda de tempo
São gastas, em média, 4 horas para cada relatório. Isso pensando em um relatório simples de redes sociais.
E não vamos esquecer que tempo é dinheiro! Por exemplo, se você tiver 2 clientes e tiver que fazer um relatório semanal para cada, serão gastas 32 horas em relatórios. A R$25,00 a hora, você terá jogado fora R$800,00 por mês para fazer um documento que será útil durante uma apresentação ou análise de 30 minutos.
5. Textos demais
Um relatório costuma ter uma quantidade grande de textos o que por um lado pode ser bom para explicar ao público leigo, mas por outro, hoje em dia ninguém tem tempo de ler tanta coisa.
6. Muito trabalho manual
Geralmente campanhas não são feitas em apenas uma plataforma. Ir até o Facebook, Google Analytics, Google Ads e todos os outros para coletar os dados, juntar em um excel, criar tabelas e passar para o slide. Tudo isso dá bastante trabalho e tira a paciência de qualquer um.
Se não for usar relatórios, como medir seus resultados?
Mesmo com todos esses motivos para pararmos de fazer relatórios, continuamos com o mesmo problema inicial: analises precisam ser feitas, o seu cliente precisa saber o que está acontecendo e temos que tirar insights desses dados cada vez mais rápido.
Com um dashboard que centraliza e organiza indicadores relevantes para o negócio, será possível obter as análises que você precisa para a tomada de decisões rápidas e estratégicas. Assim, você consegue fazer alterações rápidas e comparar com outros períodos.
As métricas são organizadas de forma dinâmica, assim você bate o olho e em segundos tira suas conclusões de negócios.
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