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Dashboards

Por que usar um dashboard de marketing digital?

Um dos maiores desafios dos profissionais de marketing é embasar os seus investimentos em estratégias de ações digitais. Para isso, um dashboard de marketing digital é recomendados.

Com a visualização e análise dos dados corretos, será possível que este profissional apresente os resultados que a sua equipe precisa de forma rápida e fácil.

Para isso, um dashboard de marketing digital, painel que centraliza de forma clara e objetiva os principais dados estatísticos e qualitativos, será essencial para medir o ROI (retorno sobre o investimento) das suas campanhas.

De acordo com a pesquisa “Customer Experience is Written in Data” realizada pelo Google 56% dos líderes de marketing concordam que decisões orientadas por dados são superiores se comparadas com aquelas tomadas por instinto ou experiência. Para identificar qual é o melhor modelo de dashboard para suas campanhas digitais é preciso definir primeiro a estratégia de integração e visualização de dados.

Existem, basicamente, três tipo de dashboard:

  • Operacionais: mostram as métricas necessárias para otimizações rápidas;
  • Estratégicos: rastreiam os indicadores-chave de desempenho;
  • Analíticos: essenciais para a análise de grandes volumes de dados que poderão indicar tendências das suas campanhas.

Com um dashboard que centraliza e organiza indicadores relevantes para o negócio, será possível obter as análises que você precisa para a tomada de decisões rápidas e estratégicas. Assim, você mantém a otimização e garante a máxima performance da sua ação digital, seja ela um e-mail marketing ou uma campanha de mídia para alavancar vendas no seu e-commerce.

Por exemplo: em uma campanha de Google Adwords, um dos principais canais de veiculação de anúncios na internet, diversos indicadores precisam ser acompanhados diariamente para garantir o bom desempenho dos anúncios. Simples otimizações de segmentação, palavras-chave ou termos de pesquisa podem ser cruciais para transformar um ROI insatisfatório em lucrativo. E é nesta hora que ter um dashboard de marketing digital bem planejado fará toda a diferença.

Mas antes de decidir quais métricas e KPIs integrar ao seu painel de controle, confira a seguir quais são e como funcionam os principais canais digitais de aquisição para alcançar o seu público-alvo:

E-mailO bom e velho e-mail marketing continua sendo essencial tanto para relacionamento, quanto para venda. Para ter bons resultados com esta ferramenta, é preciso conhecer bem a base de dados do seu e-mail e acompanhar os seguintes indicadores:

  • Taxas de crescimento e inativação da base de contatos;
  • Taxas de abertura;
  • Cliques em links específicos;
  • CTR (click-through rate): indicador encontrado a partir da divisão entre clique e abertura.

Organic Search (Tráfego Orgânico)O Organic Search, ou tráfego orgânico, acontece quando um usuário acessa um site a partir da pesquisa de um termo no Google, ou outros mecanismos de busca como o Bing, Yahoo, Ask, etc. Para gerar tráfego orgânico, o conteúdo do seu site ou blog precisa ser otimizado para obter um bom ranqueamento em tais mecanismos. Este trabalho de otimização é chamado de SEO (Search Engine Optimization) e pode ser mensurado através de alguns indicadores como:

  • Rankings das palavras-chave: para identificar de onde vem o seu tráfego;
  • Backlinks e links de domínios raiz;
  • Tempo médio na página;
  • Páginas por visitante;
  • Usuários que retornam à página;
  • Bounce rate (taxa de rejeição da página).

Paid Search (Busca paga)Pode ser resumido às “pesquisas pagas” ou SEM (Search Engine Marketing). O Google AdWords é a plataforma de pesquisa paga mais popular entre os profissionais de marketing, seguida da Bing Ads e Yahoo Ads.

Nos links patrocinados do Google, você seleciona para quais buscas (termos) o seu anúncio vai aparecer. Existem diversas métricas para medir o sucesso das suas campanhas de paid search. Entre as mais importantes estão:

  • Quality Score (qualidade e relevância dos anúncios que estão sendo veiculados)
  • CTR (divisão no número de cliques x número de vezes que eles foram exibidos),
  • CPC (custo por clique) e taxa de impressões,
  • Taxa de conversão (divisão do número de cliques x número de vezes que um determinado objetivo da campanha foi atingido),
  • Custo por conversão (divisão do valor investido x número de vezes que um objetivo foi atingido, como por exemplo aquisição de novo um lead).

SocialO tráfego gerado do clique de um usuário em uma postagem de Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra rede social direcionando-o para um site, define-se como Social. Para medir os resultados no seu relatório de marketing digital, é importante ficar atento aos indicadores extraídos do Facebook Insights, Twitter Analytics, Youtube Insights e derivados de cada rede social, além é claro, do Google Analytics. Confira alguns destes principais indicadores:

  • Canal: compare o desempenho de diferentes canais para focar no que mais gerou tráfego;
  • Campanhas pagas versus orgânicas: faça a comparação para determinar se os seus investimentos estão ou não gerando os resultados que você precisa;
  • Tempo: confira os melhores horários para postar por dia da semana. Use esta informação para gerar mais impacto da sua presença em redes sociais, sem criar conteúdo desnecessário,
  • Audiência: entenda quais são os interesses e perfis que mais geram resultados para otimizar as segmentações de suas campanhas.

Direto

O tráfego direto acontece quando um usuário digita a URL de um site diretamente no navegador. Geralmente, isso ocorre quando este usuário já conhece a marca, seja através do impacto de outras campanhas (online ou offline), ou por alguma outra experiência prévia que o fez lembrar e acessar o seu domínio de forma direta. Uma alta taxa de tráfego direto é um ótimo indicador do valor de marca da sua empresa.

Mas o fluxo de tráfego direto merece uma atenção especial na análise pois é muito comum que a origem dele seja “desconhecida”. Basicamente, isso ocorre quando o Google Analytics identifica alguma outra fonte de tráfego como direto. Alguns destes casos são:

  • Cliques em links de e-mails marketing;
  • Acessos ao site vindos de links encurtados;
  • Quando a linkagem de uma URL de campanha, seja de Redes Sociais, e-mail marketing ou anúncios pagos, não está parametrizada com a origem correta.
  • Para minimizar essa margem de erro, procure sempre usar os parâmetros UTM do Google Analytics e atente-se a qualquer mudança repentina nos relatórios de canais de aquisição de tráfego.

Referência

Resume-se ao tráfego gerado por sites que indicaram a sua URL, aumentando assim, a influência do seu site. O tráfego de referência está ligado ao Link Building, uma das principais estratégias de SEO que visa adquirir links para suas páginas em sites de terceiros que sejam relevantes para o negócio. Pelo seu dashboard, o fluxo de referência, ou referral, indicará quais sites citaram a sua marca e alguns outros indicadores como sessões, novas sessões, novos usuários e bounce rate.

Agora que você já conhece os principais canais de aquisição, fica fácil selecionar os indicadores adequados para montar o seu dashboard de marketing digital e manter o controle dos seus investimentos.

Com um painel bem planejado, você visualiza de forma prática as ações e canais que têm apresentado maior relevância nas suas iniciativas de marketing. E pode decidir com rapidez como otimizar as suas campanhas e melhorar os resultados de ações que ainda não tiveram boas performances.

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