Você sabe porque grandes empresas estão investindo no marketing digital? Não é porque está na moda ou pela facilidade em poder alcançar o seu público, mas sim pela rápida capacidade de medir resultados e assim realizar mudanças e melhorias em campanhas ativas da empresa.
Mas o que são esses resultados?
Resultado significa encontrar qualquer espécie de resolução sobre um assunto, e no marketing digital a resolução seria encontrar números que possam ser analisados e gerar insights para as ações ou campanhas.
Respondendo à pergunta, o resultado é gerado a partir de métricas que agem como indicadores de performance de uma campanha ou de uma ação. Ou seja, é aquilo que conhecemos como KPIs de marketing digital.
Se você não sabe o que é KPI de marketing digital não se assuste, iremos explicar detalhadamente o que é, para que serve, objetivo e tudo que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá:
O que é KPI?
Key Performance Indicator ou KPI é um indicador-chave de performance utilizado para quantificar o objetivo da empresa, identificando se as metas traçadas estão sendo alcançadas. Em poucas palavras, KPIs são métricas dadas pela empresa como importantes para avaliar um processo.
Para que serve os KPIs?
O KPI é uma maneira de medir o que está dando certo ou errado nas atividades e, também, serve para ajudar você e sua equipe a determinar um plano de ação para seu negócio, verificar se o mesmo está sendo efetivo, o que precisa ser corrigido, determinar se as iniciativas estão atendendo ou superando as expectativas do público e ainda ajuda a obter todo tipo de insight que possa ajudar você a alcançar sua meta.
Qual a diferença entre KPI e Métrica?
Muitas pessoas confundem KPIs com métricas. Saiba que todo KPI é uma métrica, mas nem toda métrica é um KPI.
Calma que vou explicar.
Uma métrica é algo que pode ser medido. Quando essa métrica se torna necessária para entender o seu objetivo e progresso, ela se torna um KPI (indicador-chave de desempenho).
Você não precisa examinar todas as métricas da sua empresa para saber se sua estratégia de negócio está bem estruturada, basta escolher bem seus KPIs e ficar de olho neles.
Qual objetivo dos KPIs?
É localizar falhas nas estratégias e corrigi-las com objetivo principal de melhorar a campanha.
Tipos de KPIs
São três tipos: primários, secundários e práticos.
KPIs Primários:
Basicamente esses são indicadores para ser acompanhados por diretores e C-levels. São dados que podem ser encontrados logo de cara e na maioria das vezes, em estratégias de marketing digital, são exemplos de KPIs primários:
- Taxa de conversão: métrica usada para acompanhar quanto da sua audiência se converte em negócio.
- Custo por leads: Quanto de investimento cada lead precisa.
- Tráfego: Quantas pessoas acessaram seu site.
- Receita total: Todo dinheiro gerado com venda de produtos e serviços.
KPIs secundários
Esses, são dados analisados por gerentes ou supervisores para que possam acompanhar mais de perto o andamento da estratégia e os resultados. Aqui, você precisa mostrar que você está no caminho certo apresentando indicadores como:
- Assinantes da newsletter
- Volume de cada origem do tráfego
- Assinantes do blog
- Visitas do blog
- Custo por visita
Lembrando que esses indicadores devem justificar os indicadores primários, para mostrar e monitorar que os resultados estão sendo obtidos e atingidos.
KPIs práticos
Aqui, são indicadores para ser acompanhados por analistas, por serem dados mais detalhados sobre o comportamento, aquisição e característica do usuário. São considerados KPIs práticos:
- Bounce rate
- Page rank
- Pageviews
- Visitas na página (novas e recentes)
- Conteúdos mais acessados
- Palavra-chave mais pesquisada
A função desse tipo de KPI de marketing digital é complementar e justificar os resultados adquiridos nos KPIs primários e secundários.
Como definir KPIs de marketing digital para o seu negócio?
Você pode escolher um ou mais KPIs de marketing digital para o seu negócio desde que eles sejam extremamente relevantes para o seu objetivo. Por exemplo, você deseja aumentar o número de visitantes no seu site, mas neste momento acompanhar o custo por conversão por cliente não é interessante.
DICA: É importante ressaltar que cada empresa irá adaptar seus indicadores de acordo com a sua estratégia.
Todo KPI é ligado diretamente com os objetivos, pois é ele que permitirá e medirá a performance das atividades. Se mensuramos indicadores erramos, nosso resultado será totalmente afetado.
Assim como falamos no texto 10 métricas de marketing digital obrigatórias para qualquer negócio, “não confunda métricas de vaidade com métricas de sucesso”. Nesse caso, é onde a maioria das empresas erram.
Chamamos de métricas de vaidade comentários, número de seguidores, compartilhamentos, visualizações e curtidas em redes sociais, pois esses são números superficiais que não mostram resultados concretos, além de não ajudar você a fazer uma escolha inteligente de estratégica.
Um bom indicador-chave de performance é aquele que pode ajudar você na tomada de decisão e que é capaz de trazer a melhor oportunidade de negócio para a sua empresa. Por isso, ao escolher qual KPI utilizar, você precisa entender qual é o seu objetivo com base na sua estratégia.
Separamos algumas perguntas que podem ajudar você a escolher quais KPIs devem ser aplicados na sua empresa e exemplificamos com uma resposta:
1. Qual é o objetivo específico? O que desejo alcançar?
R: Aumentar 50% o número de conversão no site.
2. É possível medir o caminho para alcança-lo?
R: Sim, o número de conversões pelo Google Analytics
3. É um objetivo tangível que eu consigo alcançar?
R: Sim, o valor é atual é 50, então vamos alcançar 75.
4. É uma meta relevante para o meu negócio?
R: Sim, pois é o fator que gera receita para o negócio
5. Quanto tempo irei utilizar para conseguir esse objetivo?
R: Em 2 meses
As questões acima foram pensadas de acordo com a metodologia SMART, um método utilizado para auxiliar na definição de metas.
Dica Keep.i: Para responder essas questões pense em dados que afetam os resultados que você está buscando.
Respondendo a essas perguntas, você consegue definir melhor os seus indicadores-chaves e poderá avaliar quais variáveis podem influenciar o KPI.
Como mensurar KPIs?
Depois de escolher seus KPIs é hora de mensurar os seus dados, para mensurar esses dados é preciso coletar todas essas informações que citamos acima.
Muitas pessoas utilizam relatórios de marketing digital para tal função, mas nós não recomendamos, pois a visualização dos dados fica comprometida e os dados coletados obsoletos. Temos um artigo completo sobre isso, acesse clicando aqui.
Para coletar os dados você pode utilizar plataformas como a Keep.i, e criar um dashboard online para visualizar melhor esses dados e verificar o desempenho da sua campanha.
Com o dashboard você ainda pode analisar essas informações e traçar aquele plano de ação que mencionamos no início do texto, criar um histórico de KPIs para seu negócio e ainda corrigir falhas do planejamento e na estratégia adotada, verificando se à erros no processo.
Há diversos tipos de dashboard de marketing digital que garantem uma melhor visualização dos dados, mas os principais são dois: Dashboard operacional e Dashboard analítico.
Se quiser saber cada um deles e como implementar um dashboard na sua empresa, temos um guia exclusivo e gratuito. Acesse aqui.
Resumindo
Ao definir KPIs escolha aquele que é relevante para o seu negócio e que esteja ligado ao resultado que você busca alcançar, pois com esses indicadores você monitora seus processos e avalia o andamento da campanha.
Com KPIs bem definidos, você consegue verificar se seus resultados estão de acordo com o objetivo e se há um crescimento, ou não, do seu negócio. A partir disso, a tomada de decisão fica mais fácil, pois você já sabe qual caminho deve fazer para chegar nos seus objetivos.
Trabalhar orientado a dados gera segurança e mais assertividade na tomada de decisão. Grandes empresas estão alcançando o sucesso através da definição correta de KÍPs e o acompanhamento constante da performance das campanhas.
Você não vai ficar de fora dessa não é mesmo? Agora que você já sabe o básico sobre KPIs, adote essa ferramenta no seu negócio.
Para conquistar ainda mais o sucesso do seu negócio leia também:
13 motivos para implementar uma gestão orientada a dados
Como construir um Plano de Marketing orientado por dados
Por que um dashboard de marketing digital é importante para a sua estratégia?