O que são Dados de Intenção?
No universo digital, os dados de intenção ou dados intencionais, são um conjunto de informações diferentes que são coletadas em diversos canais, como sites de compras virtuais, redes sociais, blogs e noticiários on-line. Desse modo, com o cruzamento dessas informações, é possível identificar padrões de comportamento entre os consumidores com o potencial perfil de se tornarem clientes futuramente. Alguns exemplos de como essas informações são coletadas:
- Pesquisas realizadas;
- Materiais ou conteúdos baixados;
- Interação nas redes sociais;
- Marcas de maior interesse.
Grande parte dos profissionais de marketing acreditam que a funcionalidade e utilidade dos dados de intenção cresceu consideravelmente nos últimos anos. De acordo com informações de uma pesquisa realizada pela Kantar, com mais de 25 mil pessoas entrevistadas, as redes sociais tiveram um aumento de 40% no uso desde o início da pandemia do coronavírus. Dessa forma, esse resultado mostra a importância do investimento em marketing digital e nos dados de intenção.
Mas você sabe, de fato, como coloca-los em prática em seu negócio?
Como os dados de intenção se aplicam no marketing digital?
Em primeiro lugar, ao medir o sucesso de qualquer estratégia de marketing, você precisa considerar algumas das métricas mais importantes para acompanhar o crescimento da empresa, como área, vendas e os retornos.
Como resultado, com os dados certos, você não precisa de uma estratégia ampla e agressiva para atrair leads. Por isso, a coleta de dados é fundamental para o marketing pois, com ela, você pode direcionar seus investimentos ao público com maior chance de conversão.
Acesse nosso artigo sobre como usar os KPIs de marketing
O que os profissionais de marketing pensam sobre os dados de intenção?
Uma pesquisa realizada pela Ascend, empresa de pesquisa de mercado, demonstrou como os profissionais de marketing se sentem sobre os dados de intenção e como acreditam que essa ferramenta pode ajudar em seus desafios. Confira:
Entre os entrevistados, que atualmente implementam o uso de dados de intenção em sua estratégia, impressionantes 78% sentem-se otimistas sobre a intenção da ferramenta em ajudar a atingir suas metas e objetivos com o marketing.
Quais são os tipos de dados de intenção?
São eles:
Dados internos de intenção
O conjuntos de dados de intenção internos são estruturados a partir das percepções e sinais comportamentais que você coleta através de suas próprias propriedades digitais, como por exemplo, o Google Analytics.
Dados de intenção terceirizados
Os dados de intenção terceirizados são coletados por fornecedores que executam cooperativas e por provedores que legalmente usam cookies de sites ou pesquisas de IP para realizar a coleta de informações.
A Keep.I, primeira plataforma de dados do mercado brasileiro totalmente self-service, pode te ajudar a compilar e identificar os dados e como aplicá-los de forma inteligente em sua empresa!
Afinal, devo aplicar os dados de intenção nas estratégia de marketing?
A resposta é sim! Os dados de intenção permitem que o marketeiros realizem campanhas intencionadas. Ou seja, essa ferramenta possibilita identificar e priorizar o público mais ativo e assertivo com base em determinado segmento.
Por fim, a análise dessas informações é uma forma inteligente de ajustar e otimizar o planejamento do seu negócio. Com essa ferramenta, é possível melhorar tanto a performance operacional quanto a experiência do consumidor.
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