1 – Pixels do Facebook
O Pixel no Facebook é um recurso que, ao ser adicionado em seu site, permite que você acompanhe as conversões do seu site e como os visitantes do Facebook se relacionam com seu site e sua empresa.
Ele é excelente para garantir que os anúncios sejam vistos pelas pessoas certas, o que aumenta as vendas e otimiza os resultados dos anúncios. Para implementar pelo Google Tag Manager:
- Entre na sua conta do Google Tag Manager.
- Selecione o contêiner do seu site e clique em Adicionar uma nova tag.
- Clique em Tag HTML personalizada e insira um nome para sua tag. O recomendado é ser o mais específico possível para você não esquecer e conseguir encontrar a tag futuramente.
- Vá para Gerenciador de Eventos do Facebook e clique em Detalhes para seu pixel.
- Clique em Configurar e selecione Instalar o código manualmente por conta própria.
- Copie todo o código que aparece na tela.
7. Cole o código no contêiner HTML do Tag Manager.
8. Em Disparar em, selecione Todas as páginas.
9. Clique em criar e, em seguida, em salvar versão.
2 – Bate-papo do Facebook no seu site
Como o Facebook tem mais de um bilhão de usuários, ter a integração no seu site é um diferencial para você se comunicar com os clientes. Afinal, tem uma grande probabilidade dele conhecer o Messenger, mesmo que não use frequentemente.
E são oferecidos diversos recursos além do chat ao vivo, como pagamentos, anúncios em rich media e chatbots. O que torna mais prática e clara sua comunicação com seu cliente.
Para instalar:
1. Clique em Configurações da Página na página da sua empresa no Facebook.
2. Acesse o ‘Adicionar Messenger ao seu site’ e clique no botão ‘Começar a usar’.
3. Siga as instruções e escolha um idioma e uma mensagem de boas-vindas. Você também pode escolher uma cor personalizada pro chat.
4. Ao chegar nesta etapa, aparece a solicitação para adicionar a tag ao site, mas como você está com o GTM sincronizado, apenas clique em Concluir.
5. No Google Tag Manager, clique em adicionar nova Tag > Tag HTML personalizada e dê um nome para sua Tag.
6. Cole o seguinte código:
<div class="fb-customerchat" page_id="<PAGE_ID>"> </div>
7. Em Disparar em, selecione Todas as páginas.
8. Clique em salvar versão.
Se quiser adicionar eventos ao chat, aqui em uma lista dos parâmetros que você pode usar.
3 – Título da Página
Esta é uma variável tão necessária que ninguém entende como ela não está configurada por padrão.
Embora o Google Analytics mantenha o título por padrão, mas, em muitos casos, podemos ver o título da página como variável sendo útil no GTM.
Para configurar basta:
- No Gerenciador de Tags do Google, vá para Variáveis > Variável Javascript e insira “document.title”
2. Ative o Modo de Visualização e Depuração do GTM e atualize a página. A variável Javascript – Título da Página já estará criada e poderá ser vista no painel.
4 – Texto Alternativo (Alt Text)
Se no seu site tem imagens clicáveis, você pode ver quais são as com mais acessos.
E mesmo que cada imagem contenha uma ID ou classe exclusiva há como diferenciá-las no GTM por meio do atributo alt.
A Variável de Evento Automático (AEV) busca um valor de elemento em que o visitante interagiu, para, se um visitante clicar em alguma imagem do site, esta variável procurará o atributo alt do elemento em questão.
Para configurar basta:
- Vá na imagem e clique com o botão direito > inspecionar.
2. Um painel será exibido a direita. O trecho do código da imagem selecionada estará destacado.
3. Verifique se essa imagem contém o atributo alt (ele não é necessário, então algumas fotos podem não ter).
Mesmo que algumas imagens tenham o mesmo atributo alt, este pode ser um bom indicador. Se o seu site tiver o atributo posicionado corretamente, você pode usá-lo como variável personalizada no GTM.
4. No Gerenciador de tags do Google, vá em Variáveis > Variável de Evento Automático e escolha as configurações abaixo:
Se não houver um alt no elemento será retornado: Valor Indefinido.
Para testar:
- Atualize o modo de Visualização e Depuração.
- Clique na imagem que você quer acompanhar.
- Clique no link da imagem com a tecla CTRL (ou command) pressionada.
- Escolha gtm.click na aba variáveis e vai aparecer a variável listada.
5 – Usuário Móvel
Muitas vezes pode ser útil distinguir usuários de dispositivos móveis, computadores e tablets.
Esta variável retornará true se o visitante estiver acessando por dispositivo móvel.
- Para configurar, vá na página do Gerenciador de Tags e acesse Variáveis > Javascript personalizado.
2. Insira este código:
3. Salve, atualize o Modo de Visualização e Depuração do GTM e atualize a página. A variável já estará criada e poderá ser vista no painel.
Ele poderá ser visualizado na guia Variables.
6 – Nome do Arquivo Baixado
Para poupá-lo do trabalho de enviar o URL inteiro para o Google Analytics como ação do evento há como você ver apenas o arquivo_enviado.pdf no Google Analytics.
Para isso:
- Crie uma variável JavaScript com o código:
2. Salve, atualize o Modo de Visualização e Depuração do GTM e atualize a página. A variável já estará criada e poderá ser vista no painel.
Ele poderá ser visualizado na guia Variables.
Tem alguma outra dica que você usa bastante ou descobriu recentemente? Conte pra nós!
Saiba mais:
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