As 6 Melhores Formas de Usar o Google Tag Manager

AUTOR: Roberto Matos

4 min. de leitura

As 6 Melhores Formas de Usar o Google Tag Manager

Autor: Roberto Matos

4 min. de leitura

O Google Tag Manager foi criado para que profissionais não precisem de uma equipe de TI para monitorar eventos. Para quem trabalha com SEO, isto é fundamental, pois alguns códigos de monitoramento podem ser exaustivos, e, com o GTM, são simples.Isso consequentemente melhora a navegabilidade da página e otimiza o raqueamento do site nos mecanismos de busca do Google.Neste arquivo mostraremos alguns truques para facilitar seu dia a dia utilizando o Google Tag Manager.

 


1 – Pixels do Facebook

O Pixel no Facebook é um recurso que, ao ser adicionado em seu site, permite que você acompanhe as conversões do seu site e como os visitantes do Facebook se relacionam com seu site e sua empresa.

Ele é excelente para garantir que os anúncios sejam vistos pelas pessoas certas, o que aumenta as vendas e otimiza os resultados dos anúncios. Para implementar pelo Google Tag Manager:

  1. Entre na sua conta do Google Tag Manager.
  2. Selecione o contêiner do seu site e clique em Adicionar uma nova tag.
  3. Clique em Tag HTML personalizada e insira um nome para sua tag. O recomendado é ser o mais específico possível para você não esquecer e conseguir encontrar a tag futuramente.
  4. Vá para Gerenciador de Eventos do Facebook e clique em Detalhes para seu pixel.
  5. Clique em Configurar e selecione Instalar o código manualmente por conta própria.
  6. Copie todo o código que aparece na tela.

7. Cole o código no contêiner HTML do Tag Manager.

8. Em Disparar em, selecione Todas as páginas.

9. Clique em criar e, em seguida, em salvar versão.

2 – Bate-papo do Facebook no seu site

Como o Facebook tem mais de um bilhão de usuários, ter a integração no seu site é um diferencial para você se comunicar com os clientes. Afinal, tem uma grande probabilidade dele conhecer o Messenger, mesmo que não use frequentemente.

E são oferecidos diversos recursos além do chat ao vivo, como pagamentos, anúncios em rich media e chatbots. O que torna mais prática e clara sua comunicação com seu cliente.

Para instalar:

1. Clique em Configurações da Página na página da sua empresa no Facebook.

2. Acesse o ‘Adicionar Messenger ao seu site’ e clique no botão ‘Começar a usar’.

3. Siga as instruções e escolha um idioma e uma mensagem de boas-vindas. Você também pode escolher uma cor personalizada pro chat.

4. Ao chegar nesta etapa, aparece a solicitação para adicionar a tag ao site, mas como você está com o GTM sincronizado, apenas clique em Concluir.

5. No Google Tag Manager, clique em adicionar nova Tag > Tag HTML personalizada e dê um nome para sua Tag.

6. Cole o seguinte código:

<div class="fb-customerchat"
 page_id="<PAGE_ID>">
</div>

7. Em Disparar em, selecione Todas as páginas.

8. Clique em salvar versão.

Se quiser adicionar eventos ao chat, aqui em uma lista dos parâmetros que você pode usar.

3 – Título da Página

Esta é uma variável tão necessária que ninguém entende como ela não está configurada por padrão.

Embora o Google Analytics mantenha o título por padrão, mas, em muitos casos, podemos ver o título da página como variável sendo útil no GTM.

Para configurar basta:

  1. No Gerenciador de Tags do Google, vá para Variáveis > Variável Javascript e insira “document.title”

2. Ative o Modo de Visualização e Depuração do GTM e atualize a página. A variável Javascript – Título da Página já estará criada e poderá ser vista no painel.


4 – Texto Alternativo (Alt Text)

Se no seu site tem imagens clicáveis, você pode ver quais são as com mais acessos.

E mesmo que cada imagem contenha uma ID ou classe exclusiva há como diferenciá-las no GTM por meio do atributo alt.

A Variável de Evento Automático (AEV) busca um valor de elemento em que o visitante interagiu, para, se um visitante clicar em alguma imagem do site, esta variável procurará o atributo alt do elemento em questão.

Para configurar basta:

  1. Vá na imagem e clique com o botão direito > inspecionar.

2. Um painel será exibido a direita. O trecho do código da imagem selecionada estará destacado.

3. Verifique se essa imagem contém o  atributo alt (ele não é necessário, então algumas fotos podem não ter).

Mesmo que algumas imagens tenham o mesmo atributo alt, este pode ser um bom indicador. Se o seu site tiver o atributo posicionado corretamente, você pode usá-lo como variável personalizada no GTM.

4. No Gerenciador de tags do Google, vá em Variáveis Variável de Evento Automático e escolha as configurações abaixo:

Se não houver um alt no elemento será retornado: Valor Indefinido.

Para testar:

  1. Atualize o modo de Visualização e Depuração.
  2. Clique na imagem que você quer acompanhar.
  3. Clique no link da imagem com a tecla CTRL (ou command) pressionada.
  4. Escolha gtm.click na aba variáveis e vai aparecer a variável listada.

5 – Usuário Móvel

Muitas vezes pode ser útil distinguir usuários de dispositivos móveis, computadores e tablets.

Esta variável retornará true se o visitante estiver acessando por dispositivo móvel.

  1. Para configurar, vá na página do Gerenciador de Tags e acesse Variáveis > Javascript personalizado.

2. Insira este código:

3. Salve, atualize o Modo de Visualização e Depuração do GTM e atualize a página. A variável já estará criada e poderá ser vista no painel.

Ele poderá ser visualizado na guia Variables.


6 – Nome do Arquivo Baixado

Para poupá-lo do trabalho de enviar o URL inteiro para o Google Analytics como ação do evento há como você ver apenas o arquivo_enviado.pdf no Google Analytics.

Para isso:

  1. Crie uma variável JavaScript com o código:

2. Salve, atualize o Modo de Visualização e Depuração do GTM e atualize a página. A variável já estará criada e poderá ser vista no painel.

Ele poderá ser visualizado na guia Variables.

variável de nome de arquivo baixado no google tag manager

Tem alguma outra dica que você usa bastante ou descobriu recentemente? Conte pra nós!

 

Saiba mais:

Use o Google Tag Manager Para Acompanhar Suas Ações Digitais