Panorama das Agências Digitais: análise das entregas de mídia

AUTOR: Roberto Matos

2 min. de leitura

Panorama das Agências Digitais: análise das entregas de mídia

Autor: Roberto Matos

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Na contramão da era tecnológica e do comportamento “on demand”, a dificuldade das agências e fornecedores de mídia em demonstrar seus resultados obtidos de forma rápida, didática e completa está se tornando um problema cada vez maior para os anunciantes.

Embora o momento brasileiro seja de crise econômica, anunciantes que revisaram seus custos e resultados, abriram oportunidades para outras agências atuarem. Podemos observar o reflexo desse movimento quando constatamos o aumento de aproximadamente 49,7% no número total de clientes das agências de marketing digital em 2016.

Seja por falta de equipe, ou por dificuldades encontradas nos processos, o anunciante é quem acaba sendo prejudicado quando o acompanhamento das campanhas não é feito de forma rápida e precisa.

Analisando o estudo “Panorama das Agências Digitais” realizado pela Resultados Digitais. Uma vez que 70% das agências trabalham com produtos bem disseminados como Google Adwords e Facebook Ads, a concorrência vira um combate acirrado pelo melhor preço, fazendo daqueles que otimizam seu trabalho através de tecnologia e soluções inovadoras, os vencedores desse confronto.

Nesta mesma pesquisa, vemos que aproximadamente 80% das agências de marketing digital se consideram eficazes na prestação do seus serviços, porém 62% delas apresentam seus resultados apenas uma vez por mês. Sabemos que um dos fatores chave para manter o cliente ciente das ações e comprovar a eficácia dos resultados de mídia da campanha é por meio dos relatórios, então mantê-lo informado e engajado com as ações é a melhor forma de ter um cliente fiel e contente com seus serviços contratados.

Veja abaixo no gráfico, a representatividade da frequência de relatórios enviados.

Não importa o quão os resultados nas plataformas sejam positivos, se o anunciante não entende ou não consegue acompanhar o que está acontecendo, ele buscará novos fornecedores, simplesmente porque são mais transparentes e possuem melhor acompanhamento do investimento que está sendo realizado.

O momento pede atualização dos processos internos da agência com seus anunciantes. Se ontem eram necessárias horas de leitura e curadoria para consolidar os resultados de diferentes plataformas, inclui-los em uma única planilha e enviá-la para o cliente via e-mail, hoje a tecnologia possibilita a integração de todos esses resultados em um único local, com acesso compartilhado, seguro, de fácil visualização e o melhor, em tempo real podendo exportar os dados em diferentes formas, inclusive as famosas planilhas.

Utilizando soluções como a Keep.i , a relação entre anunciante e agência se tornará mais fácil do que nunca. Através de conexões “plug&play” com as principais plataformas como Facebook Ads, Google Adwords e MediaMath em poucos cliques é possível montar um Dashboard simples e intuitivo, com todos os resultados consolidados e analisar de forma rápida cada uma das informações da campanha.

Com apenas um clique, é possível enviar um convite de acesso seguro e personalizado para o cliente, anunciante ou gestor. Assim ele poderá ver este painel consolidado de resultados e não necessitará de e-mails, chamados ou ligações para acompanhar as últimas informações da campanha que está realizando.

Para utilizar a plataforma, basta acessar e aguardar o e-mail com a liberação. Em instantes seu novo Dashboard de resultados estará pronto e rodando. Gerando mais produtividade, transparência e principalmente a confiança do seu cliente frente aos outros concorrentes.

Saiba mais: 10 métricas de marketing digital obrigatórias para qualquer negócio.