Google Analytics 4.0: O que mudou com a nova atualização?

AUTOR: Roberto Matos

4 min. de leitura

Google Analytics 4.0: O que mudou com a nova atualização?

Autor: Roberto Matos

4 min. de leitura

Você é um fiel usuário do Google Analytics? Então, provavelmente percebeu que houve uma atualização para a mais nova versão da plataforma, chamada de Google Analytics 4.0. A nova versão lançada em 2020, veio com diferenças e melhorias de funcionalidades e interface, o que pode deixar quem estava acostumado com a ferramenta anterior, inseguro na hora de realizar suas análises.

Mas, calma, não se assuste. Neste artigo, iremos mostrar tudo o que você precisa saber sobre a nova atualização e suas funcionalidades. Confira!

O que é o Google Analytics 4.0?

GA4 é uma versão que veio para facilitar a aquisição e o tratamento dos dados, por isso, a plataforma foi projetada para todos os usuários do Analytics: os que só possuem um site ou aplicativo e aqueles que têm ambos e preferem direcionar todos os dados em um só lugar.

O Google Analytics é um grande aliado das equipes de Marketing e, consequentemente, de negócios que investem na análise de sua performance na web. Ao compreender as inúmeras utilidades da plataforma, é possível absorver informações valiosas para o crescimento do seu negócio. Entretanto, mesmo que os dados possuem muito potencial, é necessário filtra-los da forma correta para que seja possível aplica-los junto a sua estratégia de negócios.

Acesse nosso artigo e entenda sobre o que fazer com os dados do Google Analytics

O que muda com a nova atualização?

Mudanças na interface

A página inicial de ambas as versões pode não ter sofrido muitas mudanças, e a verdade é realmente essa. A maior diferença é que no Google Analytics 4 as informações são melhor estruturadas e organizadas entre os “blocos”, cada divisão disposta na página apresenta uma informação específica. Por exemplo, o setor de “usuários ativos agora” foi substituído pelo card “usuários nos últimos 30 minutos”, mostrando os usuários ativos em cada segundo e os países em que estão acessando o site ou app.

Otimização de métricas

Em relação as métricas, o Google Analytics 4 é capaz de rastrear novas métricas de engajamento, como visualização de vídeos do YouTube inseridos no site, rolagem de tela, cliques em links externos e outras interações automatizadas.

Aplicação de Machine Learning

A nova atualização do Google Analytics 4.0 possui um conceito de captura de informações, por meio do aprendizado de máquina. A ferramenta reduz a dependência de cookies para análise comportamental, garantindo não apenas uma maior segurança, mas também uma maior quantidade de informações coletadas, pois descreve com mais detalhes o comportamento de cada pessoa. 

Privacidade

O GA4 protege a privacidade do usuário de forma moderna, deixando de lado o uso de cookies e focando no aprendizado de máquina. Ele foi projetado com as novas diretrizes internacionais de privacidade em mente, assim como a LGPD que já se aplica no Brasil.

Como configurar sua conta para a nova atualização do Google Analytics 4.0?

Se você está se perguntando qual processo seguir para ter acesso a todas essas funcionalidades, basta seguir o passo a passo para configurar sua conta para a nova versão da plataforma! 

Ao abrir sua conta, clique em “Administração” no canto inferior esquerdo da página inicial.

Em seguida, clique em “Assistente de configuração do GA4”.

Após acessar a aba de assistência, clique em “Primeiros passos”. 

Então, selecione a opção “Ative a coleta de dados utilizando suas tags existentes” e clique em “Criar propriedade”. 

Desta forma, você terá sua conta GA4 vinculada junto a sua propriedade GA Universal. 

Devo atualizar minha versão para o GA4?

Antes de mais nada, se você tiver a oportunidade de configurar seu GA o quanto antes para a nova versão, melhor. Além de ser uma ferramenta nova, muitos conceitos tiveram mudanças. 

A data de aposentadoria do Universal Analytics já está definida, mais precisamente em 1º de julho de 2023 a plataforma padrão do Universal Analytics deixará de processar novos usuários. Se tiverem dúvidas, podem deixar aqui nesse post que voltamos em breve para responder. E continuem nos acompanhando para receber as novidades!