Para desenvolver uma estratégia de Marketing é necessário que, antes de qualquer coisa, você defina seus objetivos. O que você quer conquistar com essa campanha? Ao utilizar as metas do Google Analytics ela contribuem para medir o alcance das suas campanhas e entender o comportamento dos clientes.
Muitas vezes nos enganamos com métricas de vaidade e entramos na ilusão de estar indo bem no Marketing Digital. Mas lembre-se, o foco sempre deve ser gerar negócios.
O Google Analytics é uma forma de medir a eficiência das táticas publicitárias do seu site. Ele tem uma configuração muito simples e, se bem utilizado, ele pode mostrar como aperfeiçoar as campanhas e ajuda na tomada de decisões para seus processos.
As metas são conversões que o site tem. Usamos para analisar os objetivos do site, sejam eles concluir uma compra, assinar uma Newsletter, baixar um E-book, dar play em um vídeo, entre outros.
Como Criar uma Meta?
Faz login no Google Analytics. Clique em Administrador e vá até a vista desejada.
Na coluna vista, vá em Metas. Clique em +Nova Meta ou Importar da Galeria (se essas opções não aparecerem você ultrapassou o limite de 20 metas por vista).
Para criar metas você pode:
- Usar um modelo de meta:
Selecione um Modelo na lista e clique em Próxima.
Os modelos ajudam a definir metas que atendam objetivos comerciais padrão. Já estão pré-configurados, mas há como editar qualquer campo antes de salvar.
As categorias são: Receita, aquisição, consulta e engajamento.
- Criar metas personalizadas:
Clique em Personalizar e, em seguida, clique em próxima.
- Criar metas inteligentes:
Selecione Metas Inteligentes e, em seguida, clique em Próxima.
As Metas inteligentes são configuradas no nível da vista. Elas analisam sinais sobre sessões do site e determinam a chance de resultar em conversões.
Uma vantagem é que não exigem configuração adicional.
Usando as Metas na Prática
Nossa plataforma tem uma funcionalidade que ajuda muito nestes casos, que é o Custo por Meta Personalizada que, automaticamente recolhe as suas metas e traz os seus resultados e custos em tempo real.
Podemos também ver a evolução das metas com o Evolução de Conversão de Meta.
Temos aqui alguns exemplos de metas que você pode criar, dependendo do seu negócio e dos seus objetivos.
Para conhecer estas funcionalidades acesse seu Dashboard.
Usando o Google Analytics em conjunto com a Keep.i, suas metas serão bem pré determinadas e analisadas ao longo de toda a campanha, aumentando as chances de sucesso desta.