Como fazer a análise de desempenho do anúncio no Facebook

AUTOR: Roberto Matos

3 min. de leitura

Como fazer a análise de desempenho do anúncio no Facebook

Autor: Roberto Matos

3 min. de leitura

Os seus anúncios do Facebook estão funcionando? Quais métricas você usa para acompanhá-los?

Quando se está cuidando de campanhas nas redes sociais, há um certo emprenho para que elas performem da forma que deveriam.

Mas empenho não significa que você precisa ficar atualizando o Facebook Ads sem parar. É possível analisar o desempenho de forma rápida e usar o seu tempo com tarefas que precisam de maior atenção.

Neste artigo trouxemos alguns hacks e dicas simples para que você retire insights dos anúncios do Instagram e Facebook.

Conscientização

Se a sua campanha tiver como objetivo alcance ou conscientização de marca, é interessante saber quantas pessoas estão visualizando seu conteúdo. Para isso temos duas métricas principais:

 – Alcance: o número de pessoas impactadas pelas campanhas.

 – Impressões: quantas vezes as pessoas viram seu conteúdo, pois uma pessoa pode ter visto mais de uma vez.

Uma coisa importante é pensar na proporção entre essas duas métricas. Se o alcance está em 1.000, por exemplo, e as impressões em 10.000, cada pessoa, em média, vai ter visto o conteúdo 10 vezes, o que incomoda os usuários.

Com isso, sua campanha se tornará muito mais cara porque o algoritmo considera que seu anúncio não é relevante e, portanto, você deve pagar mais para atingir esse público.

Envolvimento

As métricas de envolvimento são as que mostram que o usuário interagiu com sua postagem, como:

– Curtidas/reações: métricas de curtidas e reações do Facebook.

 – Comentários: comentários dos usuários nas redes sociais.

 – CTR: representa a porcentagem de pessoas que clicam no link após ver o anúncio.

Para campanhas cujo objetivo é conversão, as reações e compartilhamentos podem aumentar o alcance orgânico e diminuir o valor do CTR (taxa de cliques).

É um importante indicador de qualidade, pois, quanto mais pessoas visualizarem seu anúncio e clicarem no link, mais relevante é o anúncio.

Conversão

Um dos KPIs mais importantes em mídias sociais é a taxa de conversão. Ela representa a porcentagem de visitantes do site que se tornaram clientes ou leads, ou seja, converteram em alguma ação.

E ela é tão importante porque não importa o tipo da campanha, a grande maioria delas terá como objetivo aumentar a conversão.

Depois de encontrar sua taxa de conversão, você poderá ver quantas pessoas se tornaram clientes depois de ver suas postagens nas redes sociais.

Outra métrica que você deve acompanhar é o custo de cada uma dessas conversões, que o ajudará a julgar se é sustentável continuar anunciando nessa plataforma social – e, mais importante, gerar um retorno do seu investimento.

ROI (ou ROAS)

Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento em português, é a métrica que diz o quanto a empresa ganhou em relação ao que gastou.

No Facebook ele é chamado também de retorno do investimento em publicidade ou ROAS.

Por exemplo, se você gastar R $ 100,00 em publicidade e gerar R $ 250,00 em vendas como resultado das campanhas, seu ROI será de 150%.

Mas você não precisa calcular essa métrica manualmente. A Keep.i tem um datacard que calcula automaticamente o ROI das suas campanhas no Facebook.

Se sua porcentagem de ROI for positiva, pode comemorar! Você está ganhando mais dinheiro do que está gastando e a publicidade nesse canal está valendo a pena.

No entanto, se seu ROI for negativo, você está desperdiçando dinheiro. Portanto, você precisará reconsiderar seus anúncios:

Lembre-se de desativar a campanha enquanto faz essas alterações. O seu ROI não vai melhorar magicamente antes de fazer edições.

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