Os seus anúncios do Facebook estão funcionando? Quais métricas você usa para acompanhá-los?
Quando se está cuidando de campanhas nas redes sociais, há um certo emprenho para que elas performem da forma que deveriam.
Mas empenho não significa que você precisa ficar atualizando o Facebook Ads sem parar. É possível analisar o desempenho de forma rápida e usar o seu tempo com tarefas que precisam de maior atenção.
Neste artigo trouxemos alguns hacks e dicas simples para que você retire insights dos anúncios do Instagram e Facebook.
Conscientização
Se a sua campanha tiver como objetivo alcance ou conscientização de marca, é interessante saber quantas pessoas estão visualizando seu conteúdo. Para isso temos duas métricas principais:
– Alcance: o número de pessoas impactadas pelas campanhas.
– Impressões: quantas vezes as pessoas viram seu conteúdo, pois uma pessoa pode ter visto mais de uma vez.
Uma coisa importante é pensar na proporção entre essas duas métricas. Se o alcance está em 1.000, por exemplo, e as impressões em 10.000, cada pessoa, em média, vai ter visto o conteúdo 10 vezes, o que incomoda os usuários.
Com isso, sua campanha se tornará muito mais cara porque o algoritmo considera que seu anúncio não é relevante e, portanto, você deve pagar mais para atingir esse público.
Envolvimento
As métricas de envolvimento são as que mostram que o usuário interagiu com sua postagem, como:
– Curtidas/reações: métricas de curtidas e reações do Facebook.
– Comentários: comentários dos usuários nas redes sociais.
– CTR: representa a porcentagem de pessoas que clicam no link após ver o anúncio.
Para campanhas cujo objetivo é conversão, as reações e compartilhamentos podem aumentar o alcance orgânico e diminuir o valor do CTR (taxa de cliques).
É um importante indicador de qualidade, pois, quanto mais pessoas visualizarem seu anúncio e clicarem no link, mais relevante é o anúncio.
Conversão
Um dos KPIs mais importantes em mídias sociais é a taxa de conversão. Ela representa a porcentagem de visitantes do site que se tornaram clientes ou leads, ou seja, converteram em alguma ação.
E ela é tão importante porque não importa o tipo da campanha, a grande maioria delas terá como objetivo aumentar a conversão.
Depois de encontrar sua taxa de conversão, você poderá ver quantas pessoas se tornaram clientes depois de ver suas postagens nas redes sociais.
Outra métrica que você deve acompanhar é o custo de cada uma dessas conversões, que o ajudará a julgar se é sustentável continuar anunciando nessa plataforma social – e, mais importante, gerar um retorno do seu investimento.
ROI (ou ROAS)
Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento em português, é a métrica que diz o quanto a empresa ganhou em relação ao que gastou.
No Facebook ele é chamado também de retorno do investimento em publicidade ou ROAS.
Por exemplo, se você gastar R $ 100,00 em publicidade e gerar R $ 250,00 em vendas como resultado das campanhas, seu ROI será de 150%.
Mas você não precisa calcular essa métrica manualmente. A Keep.i tem um datacard que calcula automaticamente o ROI das suas campanhas no Facebook.
Se sua porcentagem de ROI for positiva, pode comemorar! Você está ganhando mais dinheiro do que está gastando e a publicidade nesse canal está valendo a pena.
No entanto, se seu ROI for negativo, você está desperdiçando dinheiro. Portanto, você precisará reconsiderar seus anúncios:
- Editando o próprio anúncio (visuais e cópia)
- Alterando a segmentação por público-alvo
- Mudando o objetivo da campanha
Lembre-se de desativar a campanha enquanto faz essas alterações. O seu ROI não vai melhorar magicamente antes de fazer edições.
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