Ao longo da nossa história, estamos sempre perseguindo oportunidades de geração de valor. Quando ainda éramos a agência especializada em mídia, Programind, lá em 2017, observamos o quanto a tarefa de gerar relatórios era algo que tomava grande parte do tempo da nossa equipe de mídia, o que impedia que a inteligência fosse direcionada para a estratégia e para a otimização de campanhas. Foi quando veio o click! Criamos nosso primeiro painel – dashboard – para que todo o time pudesse acompanhar os resultados de forma mais rápida e objetiva. O resultado foi uma economia drástica de tempo – de 4 horas para apenas 30 minutos – e melhor direcionamento para as ações.
Desde então, ajustamos a rota e investimos para tornar esse insight uma solução para outras agências e empresas que têm o marketing digital como pilar de suas estratégias de negócio. Fundamos a Keep.i, uma startup de tecnologia focada em democratizar o gerenciamento e a análise de dados, a partir de uma plataforma que centraliza e apresenta informações em tempo real, impulsionando a cultura data driven nas empresas.
Embora alguns anos tenham se passado, ainda hoje, analisamos que lacunas persistem quando o assunto é a relatoria de mídia digital: uma pesquisa da Boston Analytics aponta que 80% do tempo gasto nos departamentos de marketing envolvem tarefas repetitivas que não agregam valor para os clientes. Além do desgaste operacional que esse tipo de atividade pode gerar, as agências ainda têm dificuldade em apresentar dados de forma eficiente: segundo a pesquisa Panorama das Agências Digitais 2022, 51% delas entregam relatórios apenas uma vez ao mês. Com a morosidade desses processos, diversos problemas podem acontecer – desde erros humanos até a perda de dinheiro -, já que o acesso a dados abre portas para tomadas de decisão mais inteligentes.
Fato é que o mundo digitalizado e o ritmo cada vez mais acelerado do mercado demandam uma visão de dados mais encorpada e estruturada dentro das empresas para dinamizar as estratégias. A partir da experiência acumulada e da constante pesquisa da equipe para aperfeiçoar a nossa solução, entendemos que para ajudar ainda mais os nossos clientes, precisaríamos ir além. Começamos uma investigação para evoluir a atual plataforma da Keep.i, passando pelos pilares de Pessoas, Processos e Tecnologia; e aprofundamos em feedbacks de parceiros, avaliação das funcionalidades e criamos um sistema de pontuação para analisar critérios como usabilidade, acessibilidade e navegação.
Chegamos, então, à nossa mais recente versão, a plataforma Keep.i Eagle! A seguir, compartilhamos algumas das principais mudanças e como este novo conceito proporciona um salto na visualização e na análise de dados de marketing digital. Vamos lá?
Visualização de dashboards por páginas
Se antes os data cards – gráficos – eram dispostos em quatro colunas, na vertical, limitando a visualização em uma única tela, agora, eles estão agrupados na horizontal e organizados por páginas. O usuário pode personalizar quais data cards vão ser apresentados em cada página – Perfomance, Social Media, Funil de Vendas, Website, por exemplo – de acordo com o que fizer mais sentido para as necessidades de cada cliente. Assim, dados relevantes são acessados de forma mais objetiva.
Personalização de tamanho de data cards
Com base em percepções de clientes, implementamos um recurso que permite o ajuste de tamanho de cada data card. Ou seja, é possível customizar a dimensão dos gráficos, para destacar dados que são mais importantes de serem analisados, compondo uma única tela com o que mais interessa – sem poluir o espaço. É possível também adicionar comentários em cada data card, para que outras pessoas possam consultar insights e avaliações dos dados relacionados.
Data cards podem ser redimensionados para melhor aproveitamento do espaço; adicionar comentários facilita a comunicação entre agência e cliente.
Novos filtros para visualizar dados
Quer analisar o desempenho de ações de marketing digital a partir da origem, das conversões ou de campanhas? Na nova versão da plataforma Keep.i, você pode criar filtros e selecioná-los no momento de analisar os dados, de acordo com o que deseja avaliar na estratégia. E o mais bacana: nos data cards, você pode clicar nas linhas de detalhamento que ficam abaixo do gráfico para gerar, assim, um novo gráfico específico. Um exemplo: no data card de Desempenho Geral de Mídia, você determina um filtro para analisar somente o canal Instagram e, dentro deste canal, pode visualizar um painel com dados de uma única campanha.
Novos filtros para selecionar os dados que mais importam, indo do macro ao micro das ações de marketing digital.
Cruzamento de dados
Ao obter e visualizar facilmente dados de diferentes origens, você tem bem na sua frente a “big picture” (a grande imagem) desejada sobre a sua estratégia de marketing digital. E é isso que a nossa nova versão oferece! Por exemplo, é possível ter em mãos o valor total investido em Facebook Ads e Google Ads, para uma visão gerencial rápida. Outra possibilidade é o data card específico com “Meta Leads”, ou seja, o cruzamento de informações de diversos CRMs juntamente com plataformas de anúncio – como as citadas antes – apresentando, assim, a métrica de Custo por Lead por origem já calculada. Gostou? 😉
Vista compartilhada e transição de slides
Democratizar o acesso a dados parte de facilitar a visualização e direcionar a informação conforme a necessidade da pessoa que irá recebê-la. Por isso, mantivemos a função de vista compartilhada, que consiste em gerar um link para ser enviado a quem precisa ver determinados dados – bloqueando, se necessário, o acesso a outras páginas. A novidade é que o recurso de transição de páginas, como slides, antes disponível somente para clientes de planos avançados, agora é uma função padrão para todos os nossos clientes.
Seguindo o nosso compromisso de entregar a melhor experiência em visualização, gerenciamento e análise de dados, para gerar valor aos negócios, a nossa nova plataforma reúne essas e outras mudanças que elevam o alto padrão com o qual sempre atuamos no mercado. Daqui, certamente, vamos evoluir cada vez mais e esperamos ter você com a gente nessa jornada. 🙂
Quer saber todos os detalhes de como a nova plataforma da Keep.i pode te ajudar a construir uma cultura data driven na sua agência ou empresa? Renato Rabelo, Líder de Produto, e Luan Freitas, Product Owner, fizeram uma apresentação completa, mostrando as telas, as funcionalidades e os novos recursos. Dê o play aqui e confira!
E se você quer enriquecer a sua estratégia de marketing digital por meio de uma visualização fácil, inteligente e customizável, experimente a plataforma por 7 dias grátis ou fale com o nosso time de especialistas!
Esperamos que tenham gostado e até a próxima! 😉