Com a Black Friday chegando os e-commerce estão usando as mais diversas estratégias para conseguir alcançar o maior número de pessoas possível e vender ainda mais com o Instagram. Com mais de 100 milhões de usuários só no Brasil, a rede se tornou uma das principais ferramentas para o e-commerce.
Pensando nisso, neste artigo vamos compartilhar algumas dicas para usar melhor os recursos do Instagram para promover seus produtos e fazer dessa uma data memorável para o seu negócio.
1. Tenha uma estratégia bem definida para a Black Friday
Nunca é tarde para elaborar uma boa estratégia. Para ter sucesso ao fazer uma campanha de marketing no Instagram para a Black Friday ou para qualquer outra época comercial é necessário saber quais as oportunidades que essa campanha poderá trazer para sua empresa, é essencial pensar nos detalhes.
Que tal esse passo a passo?
- Estabeleça um objetivo para a estratégia;
- Estabeleça metas conforme o objetivo da empresa;
- Escolha os públicos e os produtos que serão destaque da sua campanha. Serão as novidades? Serão os com maiores descontos? Os mais vendidos?;
- Estipule um orçamento para gastar em anúncios nessa época;
- Crie um cronograma que converse com a estratégia.
2. Instagram Shopping
Com o recurso Shopping disponível os produtos do seu e-commerce serão exibidos nas postagens orgânicas e você conseguirá levar os consumidores diretamente para a página de um produto que está na postagem ou stories, aumentando a probabilidade de compra.
Ao habilitar o recurso, você permite que as pessoas descubram os seus produtos na seção Pesquisar e Explorar.
3. Foco na Estética
Para apresentar os conteúdos no Instagram vendemos, além do produto, todo o estilo de vida da marca. Então, abandone aquelas fotos com a peças sem vida num fundo branco e experimente fotos com os produtos sendo usados em cenários do dia a dia.
Para alavancar ainda mais a sua performance e vender mais com o Instagram durante a Black Friday, é indispensável investir em conteúdo bem produzido, então capriche na hora de tirar as fotos, para que o seu Instagram seja o mais profissional possível.
Outra oportunidade é adicionar fotos de seus clientes usando os produtos e marcá-los, afim de aumentar o engajamento com o post.
4. Influenciadores Digitais
Influencers são um canal confiável para seus consumidores e quanto menor e mais nichado for seu público, mais valiosa e relevante será a opinião dele. Para vender mais com o Instagram, portanto, aposte em micro e pequenos influenciadores para falar sobre a sua marca e divulgar a sua promoção.
Mas, antes de fechar a parceria com um influencer, levante alguns pontos:
- Quais plataformas serão utilizadas na divulgação? Ele é relevante para o seu público?
- Ele se relaciona bem com o público-alvo? Gera engajamento?
- A sua marca quer estar associada a ele?
- Quais seus objetivos? Como você vai mensurá-los?
- Quer promover todo o e-commerce ou produtos específicos?
- Você tem um roteiro elaborado sobre os pontos que você quer que o influencer aborde no publi?
5. Use CTAs
Não importa o formato, incentive sua audiência a realizar alguma ação, seja ela entrar no site, comprar o produto ou testar grátis.
Alguns bons exemplos de Call To Action:
- Use o cupom: BLACK50 e garanta 50%OFF até amanhã;
- Acesse o site e confira os descontos;
- Clique aqui e adquira um preço especial na Black Friday.
E agora, como vamos mensurar tudo isso?
Monitore comentários e o engajamento nos posts. A oferta está fazendo com que os usuários comentem e acessem o site? Não adianta aumentar o número de likes se as vendas não aumentam.
Por fim, confira a origem de acessos do seu site, no Analytics, para entender se a campanha está gerando tráfego para a sua página.
Para saber mais:
Como vender mais na Black Friday?
Como preparar seu e-commerce para a Black Friday