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5 Dicas para vender com o Instagram na Black Friday

Com a Black Friday chegando os e-commerces estão usando as mais diversas estratégias para conseguir alcançar o maior número de pessoas possível. E com mais de 50 milhões de usuários só no Brasil, o Instagram se tornou uma plataforma de marketing muito popular para divulgar produtos e serviços. Trouxemos algumas dicas para usar melhor os recursos do Instagram e a própria rede social para promover seus produtos e vender no Instagram.

1. Tenha uma estratégia bem definida para a Black Friday

Nunca é tarde para elaborar uma boa estratégia. Para ter sucesso ao fazer uma campanha de marketing no Instagram para a Black Friday ou para qualquer outra época comercial é necessário saber quais as oportunidades que essa campanha poderá trazer para sua empresa, é essencial pensar nos detalhes.

Que tal esse passo a passo?

  1. Estabeleça um objetivo para a estratégia
  2. Estabeleça metas conforme o objetivo da empresa
  3. Escolha os públicos e os produtos que serão destaque da sua campanha. Serão as novidades? Serão os com maiores descontos? Os mais vendidos?
  4. Estipule um orçamento para gastar em anúncios nessa época.
  5. Crie um cronograma que converse com a estratégia.

2. Instagram Shopping

Com o recurso Shopping disponível os produtos do seu e-commerce serão exibidos nas postagens orgânicas e você conseguirá levar os consumidores diretamente para a página de um produto que está na postagem ou stories, aumentando a probabilidade de compra.

Ao habilitar o recurso, você permite que as pessoas descubram os seus produtos na seção Pesquisar e Explorar.
Ainda não configurou o Instagram Shopping? Aprenda a fazer isso com nosso artigo clicando aqui.

3. Foco na Estética

Para apresentar os conteúdos no Instagram vendemos além do produto todo o estilo de vida da marca, então abandone aquelas fotos com a peças sem vida num fundo branco e experimente fotos com os produtos sendo usados em cenários do dia a dia.

Para alavancar ainda mais a sua performance no Instagram durante a Black Friday, é indispensável investir em conteúdo bem produzido, então capriche na hora de tirar as fotos, para que o seu Instagram seja o mais profissional possível.

Outra oportunidade é adicionar fotos de seus clientes usando os produtos e marcá-los, afim de aumentar o engajamento com o post.

4. Influenciadores Digitais

Influencers, são um canal confiável para seus consumidores e quanto menor e mais nichado for seu público, mais valiosa e relevante será a opinião dele. Portanto, nessa época aposte em micro e pequenos influenciadores para falar sobre a sua marca e divulgar a sua promoção.
Mas, antes de fechar a parceria com um influencer, levante alguns pontos:
  •  Quais plataformas serão utilizadas na divulgação? Ele é relevante para o seu público?
  •  Ele se relaciona bem com o público-alvo? Gera engajamento?
  •  A sua marca quer estar associada a ele?
  •  Quais seus objetivos? Como você vai mensurá-los?
  •  Quer promover todo o e-commerce ou produtos específicos?
  •  Você tem um roteiro elaborado sobre os pontos que você quer que o influencer aborde no publi?

5. Use CTAs

Não importa o formato, incentive sua audiência a realizar alguma ação, seja ela entrar no site, comprar o produto ou testar grátis.
Alguns bons exemplos de Call To Action:
  •  Use o cupom: BLACK50 e garanta 50%OFF até amanhã;
  •  Acesse o site e confira os descontos;
  •  Clique aqui e adquira um preço especial na Black Friday.

E por fim, mas não menos importante, como vamos mensurar tudo isso?

Monitore comentários e o engajamento nos posts. A oferta está fazendo com que os usuários comentem e acessem o site? Não adianta aumentar o número de likes se as vendas não aumentam.
Confira a origem de acessos do seu site, no Analytics, para entender se a campanha está gerando tráfego para a sua página.

Para saber mais: