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Insights

Semana da Black Friday Representou 49% das Transações de Campanhas Digitais em Novembro

Projeto BlackInsights registrou investimento até 39,2% maior que nas demais datas sazonais do calendário do varejo

Realizado por meio de uma parceria entre a Keep.i,  plataforma de integração de dados para gestão de canais digitais e a Zeeng, primeira plataforma de Big Data Analytics voltada para o setor de marketing e comunicação, o estudo BlackInsights, foi lançado este ano com o objetivo de entender a presença digital das marcas nas redes sociais e gerar dados em tempo real da estratégia adotada pelas marcas durante a Black Friday.

Ao analisar mais de  5 mil campanhas no ambiente digital, o estudo registrou investimento até 39,2% maior que nas demais datas sazonais do calendário do varejo. Nesse período, o Facebook gerou o maior volume de impressões ao representar 44,9% do monitoramento, seguido por Instagram (38,6%) e Rede de Display do Google/GDN (8,7%).

Durante a semana do Black Friday, a quantidade de transações representou 49% das realizadas durante o mês de Novembro. Houve um aumento de mais de 71% no valor médio das operações, alcançando R$ 404,18 por transação realizada.“É interessante observar que as marcas se comportaram de maneira diferente este ano. O display predominou até a metade do mês, com as marcas realizando campanhas muito focadas em converter os usuários a se cadastrarem nas promoções exclusivas nos seus canais proprietários. Com esta estratégia, as marcas fragmentaram a aquisição de clientes e construíram uma jornada mais inteligente ao entregar promoções durante a semana da Black Friday e concentrar apenas seus melhores produtos na própria sexta-feira” analisou Roberto Matos, CEO da Keep.i e especialista em métricas.

A taxa de Cliques (CTR) média foi de 0,5% nesses 30 dias, alavancado pelo Google Adwords que obteve a maior média (5,01%) na proporção de cliques nos anúncios para o número total de vezes que as campanhas apareceram. Já, considerando o volume de impressões, o FacebookAds foi responsável por 44,81%.

O custo médio por clique (CPC) foi de R$ 0,71 em novembro, elevando em até 6% o custo médio comparado com os meses anteriores à data. O CPM ( Custo por mil impressões) teve aumento exponencial ao longo do mês e foi até 97% maior no dia da Black Friday, em comparação com outras datas do ano.

Nesta Black Friday, o mobile também mostrou sua força e também a maturidade das marcas ao ter 72% dos acessos realizados por este dispositivo, reforçando-o como o principal eletrônico na jornada dos consumidores. “Foi possível perceber que as principais plataformas para anúncios registraram um aumento agressivo no custo por objetivo. Além da competição maior, as marcas buscam explorar oportunidades de ampliarem seus resultados. Este é o único momento do ano onde os indicadores estão sendo analisados quase que em tempo real, possibilitando uma maior flexibilidade da estratégica”, afirma Eduardo Prange, CEO da Zeeng e um dos idealizadores do projeto.

O Instagram foi a rede social que gerou maior volume de interações ao ter mais de 4 milhões de envolvimentos. Em relação a engajamento, o Instagram também mostrou ser também a rede com maior potencial de convergência, com 0,30% de todos usuários alcançados se manifestando sobre as ofertas.

O estudo concluiu que mais do que o bom resultado, o crescimento da Black Friday mostrou que as marcas tem se preparado mais e melhor para entender a jornada destes usuários, trazendo estratégias mais integradas e com maior inteligência de dados. O ano de 2019 foi o ano da consolidação da data e o começo de uma nova era para as empresas que investem pesado nesse período.

Sobre a Zeeng

A Zeeng é a primeira plataforma de Big Data Analytics do mercado brasileiro voltada ao setor de Marketing e Comunicação, com o objetivo de auxiliar e otimizar a tomada de decisão dos gestores do segmento. A Zeeng Data Driven Platform reúne dados provenientes de redes sociais, notícias e web analytics. (www.zeeng.com.br)

Sobre a Keep.i

A plataforma consolida indicadores de marketing digital em dashboards altamente intuitivos. Integrado com as principais ferramentas do mercado como: Google Analytics, Adwords, Facebook e Instagram, possibilita acompanhar em poucos cliques seus resultados de Redes Sociais, Website e Mídia Performance, tudo isso em um único painel.

Além dessas facilidades, a Keep.i possui uma série de funcionalidades que facilitam a maior retenção das informações, geram mais segurança aos dados compartilhados, e principalmente, promovem com simplicidade a integração da equipe a uma cultura orientada a dados.

Veja a matéria da Exame analisando os dados do dashboard: Clique aqui