Estamos na era da transformação digital. Mudanças rápidas e repletas de dados surgem todos os dias e podem impulsionar ou destruir diversas empresas.
Com a quantidade de inovações tecnológicas que temos, a quantidade de dados disponíveis cada vez maior, a capacidade de analisar dados vem se tornando um diferencial cada vez mais significativo para uma organização.
Porém, não é só de números que se faz um insight. Dados são sim ativos valiosos que permitem que decisões sejam tomadas, porém, não podemos perder de vista que por trás de tantos números temos pessoas. Pessoas investigando, mensurando, analisando.
Se o capital humano for negligenciado neste momento, os dados não valem de nada. Para isso, investir em alfabetização de dados (Data Literacy) é essencial.
Data Literacy é a capacidade de ler, escrever e comunicar dados de forma contextual. Significa dizer que a alfabetização de dados fornece o entendimento de quais deles precisam ser rastreados, como devem ser lidos e como usá-los para otimizar o negócio.
A Alfabetização de dados é a capacidade de transformar a imensidão de números dos quais temos acesso em algo fácil de compreender e lidar dentro da sua estratégia de negócio. Uma competência que as empresas tem que desenvolver para ler melhor seus dados e tirar insights deles.
Embora os gastos com produtos de big data e análise superem os US $ 200 milhões até 2020, de acordo com a International Data Corporation (IDC).
50% das organizações ainda carecem de conhecimentos sobre dados e habilidades de IA para obter valor comercial.
– Data Corporation (IDC).
Vemos que muitas empresas ainda não sabem lidar com a quantidade de informações que possuem.
Esse cenário tornou-se propício para o surgimento de um framework no qual, vinculando processos, pessoas e tecnologias, desenvolve uma cultura na empresa na qual a equipe leia, entenda, crie e comunique dados como informação estratégica. Esse é o papel da Data Literacy.
Ao investir em Alfabetização de dados, uma empresa passa a fazer um bom uso de seus dados e, assim, interpreta de forma qualificada as informações, reconhecendo oportunidades e fraquezas que podem ser aproveitadas e corrigidas a tempo.
Essas mudanças não são efetuadas do dia para a noite, mas, quanto antes iniciadas, melhores os resultados a médio e longo prazo da organização.
É fundamental termos líderes atentos e que deem o exemplo dessa cultura de dados para sua equipe, baseada em tornar os dados acessíveis a todos da empresa e a educar os colaboradores para saberem o que procurar e como aproveitar melhor suas análises.
Essa deve ser uma tarefa cotidiana e continua para uma verdadeira mudança cultural. Requer treinamentos, investimento em tecnologia e uma metodologia adaptada para a realidade do seu negócio. Todas essas adaptações exigem tempo e esforço que, se o seu negócio estiver disposto, trazem retornos vantajosos.