Certamente já te perguntaram qual o seu público-alvo. E para isso sempre temos a resposta na ponta da língua, não é? Você nem se escuta mais ao repetir “Homens e mulheres, 25 a 35 anos, Rio de Janeiro que consomem internet e TV”.
Mas, será que isso é o bastante para atingir as pessoas certas? Será que teria como recortar ainda mais o público para atingir apenas aqueles que com certeza precisam do seu produto ou serviço?
É para isso que a persona serve.
As personas são essenciais na construção de uma estratégia de marketing digital, pois determinam seu tom de voz, estilo de conteúdo, formatos, mídias, jornada de compra e, assim, facilita muito o desenvolvimento do seu planejamento.
Saber quem é sua persona também ajuda a segmentar anúncios e aumentar a conversão.
Chega de perder tempo com público que não tem interesse nas suas soluções.
O que é persona?
A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal baseada nos dados de seus clientes.
É criada por meio da personalização do seu público-alvo com características que vão além das demográficas. Incluem histórias (aqui na keep.i até “batiza” as personas), motivações, dores, objetivos, desafios e onde o seu produto se encaixa na vida dele.
Persona não é o publico-alvo?
O público-alvo é uma junção de características demográficas de pessoas que você busca atingir na estratégia de marketing. É uma visão muito ampla dos clientes que você quer ter. É apenas uma porção da sociedade com certas características em comum.
Já a persona é uma representação do cliente ideal de forma humanizada e personalizada, focada para sustentar sua estratégia de marketing.
Mas como desenvolver a persona ideal para o seu negócio?
Comece pelo cliente
Toda a boa estratégia deve ser baseada em dados. Então, comece a partir do contato com seu público-alvo e clientes tanto satisfeitos quanto insatisfeitos.
Mesmo que eles tenham perfis diferentes, você notará que todos tem coisas em comum que tendem a se encaixar perfeitamente na persona.
Então, comece com um brainstorm e responda algumas perguntas simples:
- Quem é o seu cliente potencial?
- Quais suas principais características demográficas, psicológicas e comportamentais?
- Quais as atividades mais comuns que ele realiza?
- Qual seu nível académico e profissional?
- Onde ele consome informação?
- Quais seus objetivos, dificuldades e desafios?
- Onde seu produto ou serviço se encaixa na vida do cliente?
Construa hipóteses a partir dessas perguntas, mas, lembre-se, não há como ser preciso sem ir atrás de dados. Tudo ficará enviezado se você parar nesta etapa. Ela tem que ser apenas o ponto de partida.
Coletando dados para criar a persona
Converse com alguns dos seus clientes e observe a interação do seu público-alvo nas redes sociais. A partir daí, colete alguns dados que comprovem ou não suas hipóteses e deixe o achismo de lado.
Para essa etapa do desenvolvimento da persona, você pode:
- Mandar mensagens privadas nas redes sociais de clientes selecionados;
- Dependendo do cliente, experimentar ligar ou mandar um e-mail para entender melhor suas motivações;
- Liberar uma pesquisa online e/ou reunir grupos de discussão.
Criando a persona
A partir dos resultados, volte para o brainstorm inicial e compare as respostas dos clientes com as suas para, por fim, definir a persona.
Algumas características que você pode adicionar para dar veracidade e humanizar a persona:
- Idade;
- Vida profissional e acadêmica;
- Hábitos;
- Medos e desafios;
- Estilo de vida;
- Consumo;
- Mídias mais utilizadas e que mais a influenciam;
- O que leva em conta na hora de comprar;
- Qual o relacionamento com sua marca;
- Momento da jornada de compra em que se encontra.
Algumas ferramentas para montar sua persona:
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