O sucesso de uma empresa depende da decisão consciente de seus gestores, viabilizando isso, a CAC (Custo de Aquisição de Clientes) surgiu como uma métrica para auxiliar o valor que você está investindo em seu marketing. Esse cálculo serve para medir a saúde do empreendimento, e saber se o seu negócio está investindo o valor necessário para conquistar ou reter mais clientes.
Visando isso, por que o medir o CAC se faz tão necessário? Simples, além de lhe fornecer dados precisos para otimizar os seus investimentos, o seu time de marketing irá obter uma direção mais fácil no que diz respeito a estratégia de captação de clientes.
O resultado do CAC é obtido da seguinte fórmula: investimento em marketing + investimento em vendas dividido pelo número de novos clientes, onde o tempo é determinado por você (se será semanal, mensal semestral etc), e lembrando que quanto menor for o resultado do seu CAC, mais lucrativa a sua empresa está sendo. Afinal, quanto melhor for o seu resultado, é sinal de que o seu negócio está cada vez mais eficiente, pois os gastos com o marketing estão menores e mais certeiros.
Agora que você já conhece o CAC e entende sua importância para o seu empreendimento, que tal começar realizando pequenos testes e indo aplicando ele? Confira abaixo algumas dicas e curiosidades sobre essa métrica abaixo:
– É indicado trabalhar em conjunto com a CAC, uma métrica conhecida como LTV (Lifetime Value). Que basicamente é um cálculo do valor médio de uma venda, vezes a média de tempo que levou para reter um cliente já designado. Mas atenção! O valor da CAC deve ser inferior ao valor da LTV, caso contrário o seu negócio pode estar em risco e fracassar;
– Investir em sua pós-venda é uma ótima maneira de reduzir sua CAC. Afinal, tão importante como ter novos clientes é fidelizar os que já estão com você, fazendo com que eles se tornem defensores de marca, e indiquem o seu negócio para outras pessoas trazendo cada vez mais clientes em potencial;
– O cálculo da CAC permite que o setor de marketing e o setor vendas trabalhem mais como uma equipe, e não como setores. Fazendo com que eles estudem e conheçam de maneira conjunta, as necessidades dos seus clientes;
– A partir do momento em que se conhece mais a fundo os desejos e necessidades do seu consumidor, fica mais fácil desenvolver conteúdos e mídias que o atinjam de maneira mais certeira, fidelizando ainda mais as suas vendas;
– Uma maneira de comprimir o seu CAC é realizando testes A/B, como uma forma de buscar o que precisa ser trabalhado e otimizando na conversão. Dessa forma, é bom buscar que tipo de conteúdo e anúncio converte mais para o público que você deseja atrair.
Sendo assim, a CAC atua não só como um bom auxiliador no que diz respeito a melhor visualização de dados sobre vendas, mas também como uma plataforma que pode otimizar a sua procura por melhores estratégias.