Como Mensurar Resultados de Marketing Digital?

AUTOR: Roberto Matos

3 min. de leitura

Como Mensurar Resultados de Marketing Digital?

Autor: Roberto Matos

3 min. de leitura

Mensurar os resultados de marketing digital é essencial para avaliar as estratégias realizadas anteriormente e os próximos passos.

O ideal é que todos os processos do marketing comecem e terminem orientados a dados.

Portanto, nem todo mundo tem tempo e dinheiro para ter uma equipe ou um profissional de Business Intelligence na equipe. Mas, ainda sim conseguimos analisar as estratégias de marketing digital e tirar insights e hipóteses desses dados.

Neste artigo separei um passo a passo simples para você saber o que fazer e algumas dicas valiosas para não se perder neste processo tão importante da sua empresa.

Defina um objetivo

A partir do seu plano de marketing defina seus objetivos de negócio. Não há como decidir nenhum dos próximos passos se você não tiver objetivos bem definidos.

Alguns dos principais objetivos de marketing que usamos:

Vender Mais: Este é o objetivo mais comum a ser utilizado. Mesmo com o marketing não sendo só ações de vendas, a maioria das empresas opta por estratégias que foquem neste fim e em atrair e converter novos clientes.

Fidelizar clientes: Segundo Philip Kotler, conquistar um cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter o atual. Por conta dos esforços de marketing para apresentar o produto à pessoas novas, você pode considerar melhor neste momento da empresa apenas manter os clientes atuais comprando frequentemente. Para isso é necessário manter contato constante e conhecer cada vez mais o seu cliente, para oferece-lo o que ele quer quando ele quer.

Aumentar a visibilidade da marca/produto: As vezes o que precisa de um empurrãozinho é a imagem da sua marca ou algum produto específico. Para isso é importante selecionar bem o público-alvo, os canais e postar no momento certo. Estratégias de branding também podem ajudar a marca a se tornar mais forte e consolidada para o target. Uma marca de sucesso faz o seu consumidor comprar o produto pelo que ele representa e não apenas pela sua utilidade funcional.

Defina um formato

hoje temos muitos dados e é preciso saber selecionar, contextualizar e desenvolver hipóteses a partir deles. Qual o método será mais eficaz e prático para o seu modelo de negócio e estratégia de marketing digital?

Para isso temos dois métodos principais:

 – Dashboard: painel que apresenta todas as informações em uma única tela, o que torna a leitura e compreensão mais organizada, ainda mais se forem de diversas fontes.

Relatório: documento com resultados de um determinado período ou situação, com informações que não podem ser alteradas ou complementadas a qualquer momento.

Mas, o mais importante ao escolher um formato é saber qual poderá te dar melhores e mais rápidos insights. Até porque os dados estão se tornando obsoletos cada vez mais rápido.

Defina a periodicidade

Dependendo da necessidade de entrega de resultados de marketing para clientes ou superiores você precisa definir uma época para entregar os resultados, assim você pode acompanhar melhor a evolução da estratégia realizada.

– Prazos longos (como trimestral e semestral) são bons para acompanhar a evolução de um projeto ou estratégia de marketing, mas podem atrapalhar mudanças e demorar muito para notar um ponto a se melhorar ou uma hipótese que está dando errado. E, consequentemente atrapalha para corrigir e reverter esses erros.

 – Prazos curtos (como semanal ou quinzenal) são ótimos para analisar essas mudanças sutis, mas podem não mostrar a evolução corretamente, ainda mais de processos mais demorados como inbound marketing ou SEO.

O melhor para mensurar os resultados de marketing é manter uma analise semanal para garantir que erros e hipóteses que não deram certam possam ser evitados. E ter uma entrega de resultados mensal ou trimestral para reportar a evolução do trabalho de marketing para seu superior ou seus clientes.

Escolha os KPIs

Os KPIs a serem analisados ao mensurar resultados de marketing digital são muito importantes, então escolha com base no seu objetivo e na estratégia.

Key Performance Indicator ou KPI é um indicador-chave de performance utilizado para quantificar o objetivo da empresa, para assim, mostrar a evolução da estratégia.

Temos um artigo focado apenas no que são KPIs e quais escolher para a sua analise de resultados, leia aqui.

Um problema muito comum ao escolher as métricas é focar nas que não apontam diretamente para seu objetivo de negócio, apenas inflam o ego. Elas são conhecidas como Métricas de Vaidade. Se quiser saber mais sobre elas clique aqui que temos um artigo focado nisso.

A forma de apresentar

A visualização dos dados é uma etapa muito importante na hora de analisar.

Elaborar estes documentos de forma estratégica e coesa para que ao examinar qualquer um possa entender o que você está querendo mostrar é essencial para o marketing de qualquer empresa.

Para isso, separe por sessões e deixe comentários com as principais conclusões em cada etapa, assim você contextualiza a analise e ajuda bastante.

Dados contam histórias, e você precisa estruturá-los de uma forma que os números e os comentários façam sentido. O que facilita para ler a sua análise e para apresentá-la.

Você também vai gostar de:

O que é dashboard?

Diferença de Dashboard e relatório

Quais dados que realmente importam?