Prazos apertados e clientes exigentes criam uma rotina estressante para qualquer empresa. Para burlar isso, há algumas ferramentas de marketing digital perfeitas.
Segundo a Rockcontent, 99,5% das agências utilizam pelo menos uma ferramenta de Marketing Digital. Isso ocorre porque um dos princípios da metodologa Agile para fazer o marketing da sua empresa dar certo é agilizar e facilitar seus processos.
Muitas coisas que fazemos por hábito são trabalhosas e não são vinculadas com o objetivo estratégico da empresa. Mas, por ser um processo interno, nos submetemos a isso.
Por isso, vale sempre a pena repensar os processos de marketing digital da sua empresa e as ferramentas utilizadas para melhorar o dia a dia.
Esse artigo é especialmente para você que está de saco cheio de perder tempo em processos burocráticos e ineficientes.
Colaboração e Produtividade
A colaboração interna exige uma boa comunicação e organização de todos, o que fica imensamente mais fácil com ferramentas de marketing específicas.
Alguns exemplos de boas ferramentas para gerenciar suas tarefas e projetos: Trello, Asana, Operand, Runrun.it e Neotriad.
Para conversar com sua equipe sem precisar mandar e-mail para todo mundo, usamos o Slack. Ele tem funcionado muito bem como uma rede social da empresa.
Por fim, voltado para produção de conteúdo, o Storychief organiza todo o sistema da ideia até a publicação.
Gestão financeira
Um problema de pequenas empresas e agências de publicidade é controlar o financeiro. Portanto, algumas ferramentas de marketing podem ajudar a controlar a entrada e saída de dinheiro, calculo de impostos e auxiliar na relação com contadores também.
Basicamente fazer a parte chata para você.
Algumas plataformas que podem ajudar: Quickbooks, Nibo, Granatum e Xero.
Desenvolvimento
Para agilizar o processo da sua equipe de TI e garantir que eles consigam se comunicar, há ferramentas de marketing que permite gerenciar o mesmo código sem interferir no trabalho do colega e com um histórico.
Pois, se algum dia houver um problema, por exemplo, voltar versões e saber quem fez a versão com defeito. A principal ferramenta é a Gitlab.
E para oferecer documentação API com estrutura para testes, você pode usar a Postman.
Análise de resultados
Antes e depois de qualquer estratégia de marketing é necessária uma analise de dados para garantir que a sua solução performe da melhor forma possível.
Para isso você pode usar a ferramenta Hotjar para analisar o comportamento dos usuários dentro do seu website.
Mas e os dados produzidos pelas suas campanhas e o tráfego no site? Como analisá-los sem perder tempo fazendo relatórios? A Keep.i é uma ferramenta de marketing que oferece dashboards para você analisar sua performance de maneira rápida e fácil e compartilhar com seus clientes e equipe.
Conteúdo
Como você encontra temas relevantes para a sua audiência e determina o que ela quer consumir? Nós utilizamos algumas ferramentas de marketing chave para definir temas de conteúdos. Como por exemplo o Google Trends, Keyword.io, Answer the public e o Blog Ideas Generator.
Eles ranqueiam os assuntos mais relevantes sendo pesquisados e dão ótimos insights de temas. Um destaque para o Answer the public, que oferece o que as pessoas mais pesquisam sobre determinado tema.
A analise e posicionamento de SEO é utilizada por 84,7% das empresas, segundo a Rockcontent. Para fazer uma boa estratégia de SEO e ranquear bem o seu site no Google e outras plataformas de pesquisa, você pode utilizar a SEMRush e o Moz.
Por fim, para melhorar seu Copywriting e escrever de forma mais atrativa para seu consumidor, além de garantir que ele leia seu artigo inteiro, o Hemingway Editor ajuda bastante.
Design
Para melhorar os processos de um designer, é preciso agilizar sua produção de conteúdo. Afinal, ele precisa mesmo montar do zero todas as artes? Diversas ferramentas de marketing oferecem templates, como Envato Elements e Canva. Se for preciso fazer um e-book, o Beacon oferece templates gratuitos e muito bonitos.
oferece templates gratuitos e muito bonitos.
Outro problema frequente é a incessante busca por imagens e ícones para as artes. Então, utilizamos o Envato Elements (novamente), o Unsplash, Pexels e Flaticon.
Automação de marketing
A automação de Marketing reune tudo que um produtor de conteúdo precisa. Para agilizar os processos, há ferramentas de Landing Pages, E-mail marketing, automação de e-mail e gestão de leads.
Uma plataforma que recomendamos essencial para isso é a Metlycs. Ela possui Landing Pages, configuração e envio de e-mail marketing, e, ainda por cima, está vinculado com um sistema completo de CRM. Outras plataformas muito utilizadas e funcionais são a Leadlovers e a Hubspot.
Algumas ferramentas voltadas para e-mail marketing muito úteis são: mailchimp e sendinblue.
Customer Success
Para termos um bom CRM e garantir um relacionamento eficaz com seus clientes, você pode utilizar Salesforce, PipeDrive, Agendor ou a PipeFy.
Com isso, seus leads e clientes ficam mais organizados em uma plataforma só para seu time de vendas saber exatamente em que estágio do funil de vendas ele está.
Não se esqueça que para que as plataformas resolvam o problema da empresa, você precisa se adaptar e estar aberto a nossos processos e uma cultura mais ágil.
Sua empresa nunca mais será a mesma, então não se apegue a antigos modelos.
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