Quando falamos de Data-driven Marketing muitas pessoas pensam naquele cara matemático sentado na frente de uma planilha olhando sem parar para milhares de números. Mas, hoje, vemos que a gestão orientada a dados vai muito além de pessoas ferramentas.
É uma Cultura.
Trata-se de tomar as melhores decisões para o seu negócio com base no que seus clientes e no que o mercado te diz. É analisar tendências e informações e transformá-las em ideias e planos de ação.
É transformar números em resultados.
50% das empresas já investiram em Big Data, segundo um estudo da Gartner. E 70% dessas empresas pretendem investir novamente.
Opiniões e hipóteses já fazem parte do ecossistema hoje, portanto, podemos embasar esses achismos em dados e comprová-los ou descartá-los a partir destes. Além de retirar insights da analise dos dados.
Ajuda também a ter argumentos para propor mudanças que você considera importantes nos processos da empresa.
Ao compreender como analisar e quais métricas prestar atenção, você será capaz de tomar as melhores decisões.
Segundo uma previsão da IBM, em 2020 mais de 75% das empresas já irão utilizar big-data para criar soluções inteligentes de mercado.
Alguns dos benefícios da gestão orientada a dados:
- Segmentação precisa de consumidores,
- Seleção de conteúdos relevantes para eles,
- Melhora na experiencia do cliente,
- Reconhecimento de problemas rapidamente,
- Teste de hipóteses.
Mas e na prática? O que precisamos para fazer uma gestão orientada a dados?
Seleção:
Escolha os dados corretamente de acordo com o seu objetivo e com o que você busca analisar.
Não adianta querer olhar para todos os dados de uma vez. Um dashboard que faz sentido é aquele que tem poucos dados e que, em segundos, você consegue saber se está indo bem e o que precisa ser melhorado.
Capacitação:
Não adianta ter os dados e não saber o que analisar ou como analisar. É essencial que ajam pessoas na empresa que saibam olhar um dashboard e encontrar as respostas.
Porém, ainda mais em empresas pequenas é difícil encontrar pessoas multidisciplinares e com uma bagagem em dados.
Então, por que não, capacitar algumas pessoas da sua equipe?
Onipresença:
Hoje precisamos ter acesso aos dados em tempo real, a qualquer lugar e a qualquer hora. Não dá mais para receber relatórios mensais e esperar que isso seja o bastante.
Dados ficam obsoletos cada vez mais rápido. Precisamos de uma equipe em que todos saibam o que procurar nos dados e que todos tenham acesso a qualquer momento a eles.
Legalização:
Com a chegada do LGPD, que é a Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos garantir a origem de todos os dados que temos acessos e proteger a privacidade dos usuários.
Confiança é o pilar de qualquer relacionamento, com o consumidor não é diferente.
Empresas que implementaram há um tempo a cultura data-driven alcançado até 30% mais eficiência e até 20% de aumento em receita.
Ou seja, ao garantir que sua analise de dados está ocorrendo da forma certa e a cultura data-driven fazendo parte da sua empresa, você terá até 30% mais eficiência nos seus processos.
Se quiser se aprofundar sobre a Cultura Data-Driven, separei alguns artigos muito bons:
Keep.i – Como construir um Plano de Marketing orientado por dados
Keep.i – 13 motivos para implementar uma gestão orientada a dados
Think With Google – Sua empresa está pronta para o futuro data-driven?
CIO – 5 Tips To create a Data-Driven Culture At Your Company
Brainhub – 5 Things You Need to Know to Truly Embrace a Data-Driven Culture