A Vert.se, consultoria de inteligência de mercado que já utiliza os dashboards da Keep.i, visualizou uma super oportunidade, unir a tecnologia de visualização de dados que a Keep.i oferece e o fornecimento de dados de análise competitiva que a Zeeng possui para criar um observatório aberto ao público relacionado a um dos temas mais relevantes no ano de 2022, as eleições presidenciais. A partir disso, foi elaborado um projeto com o objetivo entender como a opinião pública está conversando sobre os presidenciáveis nas redes e a performance de cada um, de acordo com suas estratégias de atuação na campanha eleitoral.
Objetivo do Projeto
Apresentar ao público o desempenho em mídias digitais dos presidenciáveis, por meio de análises de redes sociais e notícias relacionadas. O observatório fornece análises abordando engajamento, debate, principais publicações e volume de notícias. Em relação ao engajamento o usuário consegue entender o desempenho dos presidenciáveis por meio do número de seguidores em cada rede social e o taxa de interações em suas publicações nas redes sociais. O debate apresenta os principais temas (Educação, Saúde, Meio Ambiente, etc.) que cada presidenciável aborda. Em seguida principais publicações aborda as publicações que mais tiveram interações. Por fim, volume de notícias informa a quantidade de notícias em mídias digitais que cada presidenciável foi citado ou relacionado.
Um Colab de sucesso
Zeeng: A Zeeng é a primeira plataforma brasileira de big data analytics voltada para os mercados de marketing e comunicação. Por meio da coleta de dados das principais redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube e Twitter), a Zeeng tem o papel de fornecimento dos dados à serem exibidos no observatório.
Vert.se: A Vert.se é uma consultoria de inteligência de mercado baseada em análise de dados coletados nas redes sociais, é a dona do Observatório Eleições 2022 cujo objetivo é gerar awareness para o público sobre o desempenho dos presidenciáveis
Keep.i: A Keep.i é a primeira plataforma de dados totalmente self-service do mercado brasileiro. Responsável no projeto pela tecnologia de visualização de dados, coletando estes dados da parceira Zeeng, fazendo o tratamento de dados e exibindo-os.
Como realizamos o projeto?
A concepção do projeto inicia a partir de análises profundas de visualização de dados em eleições passadas e por meio de sessões de brainstorming realizadas juntamente com o time da Vert.se. Definimos a partir disso quais perguntas queríamos responder por meio do observatório, em resumo as principais perguntas que gostaríamos de elucidar são “Qual o desempenho e reputação dos presidenciáveis na mídia?”, com o intuito de evidenciar para que usuários comparativamente quem está melhor posicionado, e “O que os presidenciáveis tem falado nas redes?”, para entender os principais temas relacionadas a cada campanha. Em seguida, tivemos o desafio de simplificar a visualização de dados para que até mesmo usuários com menos vivência em análise de dados consigam interpretar os resultados apresentados. Por fim, é importante pontuar que este projeto nos trouxe o desenvolvimento da funcionalidade o Incorporar, que permite aos usuários “embedar” os gráficos da Keep.i (carinhosamente chamados de datacards) em outros ambientes, conforme é realizado no site do Observatório Eleições 2022.
Qual o impacto da Visualização de Dados no projeto?
A visualização de dados no projeto foi determinante para democratizar a análise e interpretação dos dados, até mesmo em educar os usuários sobre o desempenho dos candidatos. De acordo com as respostas que gostaríamos de responder, correlacionar diversos presidenciáveis com diversos temas foi desafiador, felizmente o resultado de todo o processo de concepção foi satisfatório em categorizar e combinar as informações de forma visual, temporal e consolidada.