Cadê o cookie que estava aqui? O fim dos cookies de terceiros é mais uma transformação que está em curso no movimentado e dinâmico mundo digital. A mudança, prevista para 2024, segue o anseio dos usuários por maior privacidade e controle de seus dados. No entanto, trata-se também de um desafio para os times de marketing digital, já que a ferramenta de cookies é a que fornece informações importantes, que são consideradas a base para a publicidade há 20 anos. Então, diante da era cookieless, quais as estratégias e iniciativas possíveis para adaptar as campanhas e ações de marketing para o futuro? Para te ajudar nesse desafio e superar o cookie que sumiu, preparamos este artigo com quatro técnicas para coleta de dados. Vamos lá?

 

 

O que leva à era cookieless? 

 

Navegar em um mar de privacidade. Este é um dos principais desejos dos usuários no mundo digital. Estar conectado, porém seguro e com controle sobre seus dados. Neste sentido, para garantia de privacidade dos dados, em diferentes partes do mundo, há legislações com regulamentos de governança e privacidade, como é o caso da GDPR na Europa, da LGPD no Brasil, da CCPA na Califórnia (Estados Unidos) e da PIPA na África do Sul, que já aplicam requisitos de privacidade online. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, em parceria com Boston Consulting Group, revela que, ainda que dois terços dos consumidores desejem ver anúncios relevantes, quase metade deles se sente desconfortável com o uso dos seus dados, mesmo que seja para essa personalização da publicidade. O levantamento mostra também que 64% dos consumidores dizem não confiar em empresas para proteger seus dados pessoais e privacidade online.

Sendo assim, os principais players da Internet, como Apple e o próprio Google, têm anunciado atualizações nas políticas de coleta de dados com objetivo de melhorar a privacidade e a segurança do consumidor. Esse movimento anuncia a chamada era cookieless, que marca o fim dos cookies de terceiros, ferramenta responsável por oferecer uma base importante de dados para personalização de campanhas e estratégias em marketing digital. Como então, neste futuro próximo, sem o recurso dos cookies, coletar informações, otimizar ações e tomar decisões assertivas? 

Veja as dicas que selecionamos a seguir!

 

 

4 técnicas de coleta de dados para marketing no futuro sem cookies

 

É fato que o fim dos cookies de terceiros reflete na perda de uma categoria de dados, gerando menos acesso a uma quantidade de informações relevantes. No entanto, é preciso destacar que a mudança não precisa, necessariamente, refletir no fim da obtenção de dados úteis. Neste sentido, compartilhamos aqui cinco técnicas que os profissionais de marketing podem lançar mão tanto com dados primários como de terceiros para seguir com sua estratégia de marketing em plena atividade. 

 

1.Zero-Party Data e coleta direta de dados 

 

Como primeira técnica, temos o chamado Zero-Party Data, que são os dados fornecidos pelos usuários para uma marca de forma consciente e intencional. Esta ação pode ser feita por meio de:

questionários de localização de produtos em sites de comércio eletrônico;

pesquisas com clientes;

campanhas e promoções digitais;

programas de fidelidade;

assinatura de uma newsletters;

Dessa maneira, por meio dessas ferramentas, as empresas podem fornecer uma personalização de seus anúncios, atingindo o público estrategicamente, ao mesmo tempo em que praticam os requisitos legais da proteção de dados e respeitam a privacidade do consumidor.

Esses dados próprios, coletados pela marca diretamente com seu cliente, são importantes também para a construção de um relacionamento mais sólido e duradouro, baseado em maior confiança e responsabilidade. 

 

2. Automação e aprendizado de máquina

 

Inteligência e análise de dados, seja de dados primários ou de contexto, são ferramentas fundamentais para escalar informações na era da escassez de dados. Por meio dos recursos tecnológicos, é possível ensinar a máquina a identificar padrões de usuários e, assim, traçar estratégias e tomar decisões com embasamento.  

 

3. Conteúdo para alcançar 

 

Outra técnica que vai garantir o funcionamento das estratégias de marketing digital na era cookieless é a aposta em conteúdos de alta qualidade para os usuários. Sendo assim, ao compreender a jornada do comprador e reconhecer o conteúdo que combina com esse percurso, a marca pode criar e explorar formatos adequados para alcançar o público em todas as etapas do funil. 

Neste caso, o engajamento é o motor de conversão e também um indicador confiável que reflete como a presença online da marca é percebida pelos usuários. Vale destacar que, para alcançar a interação e o engajamento desejados, é preciso ir a fundo no conhecimento das pessoas que interagem com a marca, conhecê-las e reconhecê-las com propriedade. 

 

4. Canais próprios para dados próprios

 

Como falamos acima, obter seus dados próprios é uma das primeiras formas de declarar autonomia em relação aos  cookies de terceiros. E, além das ferramentas já citadas, é importante que as empresas invistam na criação de seus próprios canais de relacionamento para o tráfego orgânico. 

Como exemplos, podemos citar artigos de blog com técnicas de SEO no site, mídias sociais e e-mail personalizado. Assim, por meio dessas plataformas, há mais chances de publicar conteúdos estratégicos, capazes de atrair e encorpar o banco de dados da marca. 

Por fim, agora que você já conhece algumas das técnicas possíveis para superar o desafio da era cookieless e manter sua estratégia de marketing digital funcionando com autonomia e embasamento, saiba que pode contar com o time da Keep.i e sua plataforma de dados totalmente self-service do mercado brasileiro para obter informações relevantes, sem complicação. 

Com a missão de democratizar o acesso a dados de marketing, a Keep.i atua  para desenvolver uma cultura escalável de dados e, assim, possibilitar ações mais assertivas. Entre em contato e vamos, juntos, driblar os cookies perdidos. 

Até o próximo!