Marketing

Por que Data Visualization é Importante?

A visualização de dados (Data Visualization) simplifica dados complexos e permite a compreensão do estado de seu negócio, deixando padrões evidentes.

Quando ainda usávamos longos relatórios para descrever nossos processos e o Excel era o mais avançado recurso que tínhamos. Podíamos fazer das nossas planilhas alguns gráficos simples e coloridos que nos ajudavam a transmitir mensagens e perceber algumas tendências de negócio.

Porém, essa ferramenta não é a melhor para simplificar a visualização de dados. Por ser instável e primitiva, dashboards produzidos nessas ferramentas, além de estáticos,  não contam histórias da melhor maneira.

Ao longo do tempo, essas limitações ficaram mais evidentes e criaram-se a partir daí, diversas ferramentas que ajudam a aumentar a eficácia do tal “data visualization”.

Se ainda não está convencido, tenho alguns motivos pelos quais você não vai ser capaz de ignorar essa tendência:

 

Interpretação e retenção dos dados

Com a velocidade que a internet tem avançado, e em especial a agilidade operacional que os serviços em nuvem trouxeram para o mercado, a necessidade de se tomar decisões rápidas e assertivas se tornou mais latente.

Essas mudanças trazem consigo, a necessidade de produzir insights mais rápidos, e para isso é fundamental que a interpretação e retenção dos dados analisados sejam maior. 

O diferencial do data visualization é fazer com que conceitos difíceis e diversas páginas de relatórios técnicos sejam abolidos e ponto de padrões se tornarem facilmente identificáveis. Assim, analisar indicadores, perceber falhas e oportunidades de negócio e saber se sua empresa está indo na direção certa é muito mais fácil e rápido.

 

Uma imagem vale mais que mil linhas de dados

Pode ser preferível para você usar diversas linhas de dados quando temos pouca informação disponível. Mas, conforme o tempo passa e novas informações são adquiridas, cruzamentos de dados requeridos e métricas novas adicionadas, você vai passar a sentir a necessidade de ver de forma mais sucinta e bem organizada esses dados. Sendo assim, a visualização em dashboards deixa de ser um capricho e passa a ser uma necessidade para você identificar melhor padrões e oportunidades de negócio.

Economia de tempo e paciência

Ao ter visualmente agrupados dados importantes, você economiza tempo e energia que geralmente dedica a longos relatórios. Rapidamente você nota no quadro geral onde estão as falhas a ser corrigidas na estratégia e novas oportunidades de negócio. Muito melhor do que passar horas analisando linhas de dados como se fossem mil peças de um quebra-cabeça.

Muito além de beleza

A visualização de dados permite que você note correlações e relacionamentos importantes, porém sutis, em meio a sua estratégia de negócios.

Assim, com a mensagem passada clara e rapidamente, você tem mais controle dos seus resultados e não perde nada.

Dados compartilháveis

Analises e ideias não são nada sem que a equipe esteja comprometida. Portanto, é essencial poder compartilhar os dados, acessá-los em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. E sua equipe é muito mais receptiva com um dashboard visualmente mais fácil de entender do que uma planilha imensa no Excel.

Temos que lembrar que a equipe não precisa necessariamente entender longas planilhas do Excel com a mesma velocidade de quem passa o dia todo olhando para elas. Por isso, a visualização de dados é importante.

Encontre os pontos fora da curva

Os Outliers (ou pontos fora da curva) são dados discrepantes do padrão que tendem a arrastar médias na direção errada e comprometer os resultados. Conseguir identificá-los rapidamente é essencial para saber quais ignorar e quais eliminar. Além de saber por quê eles estão ali e manter seus resultados claros.

 

Conclusão

A Data Visualization permite que você grave insights importantes na memória, pois nos lembramos muito mais de gráficos do que palavras e itens de linhas.

E assim, as decisões podem ser tomadas mais rapidamente, porque revisamos estratégias rapidamente e fazemos atualizações com eficiência, ajudando a obter sucesso com menos erro e mais velocidade.