Tendências em Data Analytics para 2019

AUTOR: Roberto Matos

2 min. de leitura

Tendências em Data Analytics para 2019

Autor: Roberto Matos

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As tendências em Data Analytics vem se transformando e crescendo rapidamente nos últimos anos. Novas tendências e práticas estão sempre surgindo e trazendo inovação para este tema que é considerado pelos líderes, um dos mais importantes para constituir com êxito a transformação digital.

Apesar da prática atingir apenas 32% das empresas no Brasil, segundo um estudo promovido pela Gartner, os investimentos em Business Intelligence (BI) pelas empresas brasileiras devem crescer 300% até 2023.

Separamos algumas tendências que devemos observar em 2019:

Inteligência Artificial

A inteligência artificial (AI) é o tema que todos na indústria estão falando. Um estudo recente mostrou que quase 60% das empresas estão procurando maneiras de integrar a IA em sua linha de trabalho para facilitar e agregar valor ao seu processo. Em 2019, devemos ficar de olho na introdução adicional de tecnologias de IA na indústria de BI com aplicações preditivas e até mesmo automação de decisões estratégicas.

Data Visualization

A Visualização de Dados é um tema ainda pouco difundido no Brasil, mas que tem começado a ser discutido pelos líderes preocupados com o engajamento na utilização das ferramentas. Para muitos esse é o grande diferencial na hora de ampliar a retenção da informação. Mais do que apenas gráficos, as visualizações são criadas para fornecer aos líderes de negócios uma ferramenta para monitorar os indicadores através de painéis simplificados.

Gestão de Dados

No novo conceito de análise as empresas estão sendo direcionadas para uma melhor governança de dados. As ferramentas promovem seus softwares para preparação e capacitação dos usuários para analisar e visualizar dados por conta própria. Isso elimina a necessidade de compartilhar conjuntos de dados e, portanto, arrisca que esses dados caiam nas mãos erradas.

A segurança de dados sempre foi um problema importante para as organizações que planejam adotar uma arquitetura de nuvem completa. Com a chegada de plataformas em nuvem, as ferramentas de BI se adaptarão para que as empresas tenham um armazenamento híbrido de dados. Dados confidenciais ainda podem ser armazenados em um servidor local nas dependências da empresa, enquanto outros dados podem ser armazenados com segurança na nuvem.

Mobile First

Ter as informações na palma da mão é uma necessidade para dar maior agilidade e competitividade as empresas. Tomada de decisões em tempo real darão outra velocidade para a mudança de rotas estratégicas. As principais ferramentas do mercado já tem apresentado melhorias para levar maior usabilidade através dos dispositivos móveis, e em 2019 esse será um fator determinante na escolha de adoção dos líderes.

Inteligência para todos

A descentralização da informação e do modelo hierárquico de gestão é fundamental para a construção de uma cultura orientada a dados. Passado essa corrida por coleta e arquitetura de indicadores, as empresas com uma cultura mais orientada a resultados buscarão meios de empoderar os colaboradores a terem dados de desempenho pessoal e da própria empresa.

Outros indicadores:

• mais de 40% das tarefas de ciência de dados serão automatizadas, resultando em aumento de produtividade e uso mais amplo por cientistas de dados de cidadãos.
• a geração de linguagem natural será um recurso padrão de 90% das plataformas modernas de BI e análise.
• 50% das consultas de análise serão geradas usando pesquisa, consulta em linguagem natural ou voz, ou serão geradas automaticamente.
• 95% do conteúdo de vídeo / imagem nunca será visto pelos seres humanos; em vez disso, ele será examinado por máquinas que fornecem algum grau de análise automatizada.
• a falta de profissionais de ciência de dados inibirá 75% das organizações de alcançar o potencial total da IoT.