O que é Dashboard?

AUTOR: Roberto Matos

6 min. de leitura

O que é Dashboard?

Autor: Roberto Matos

6 min. de leitura

Em poucas palavras, Dashboard é um painel de dados que apresenta informações sobre a empresa em uma única tela, facilitado a leitura e compreensão dos elementos.

O conceito que não deixa de ser uma maneira mais fácil de organizar todas as informações obtidas por diversas fontes, pode ser utilizada por qualquer área dentro de uma empresa seja o setor no de comunicação, financeiro, marketing, vendas ou até mesmo pela de produção, pois é uma forma de controlar e acompanhar qualquer atividade que ocorre dentro do negócio.

Agora que clareou na sua cabeça o que é um dashboard, chegou a hora de saber mais a fundo quais os benefícios e funcionalidades de ferramenta no seu ambiente de trabalho.

ok, let's ride.

Função

Além da visão rápida, a função de um dashboard é resumir o desempenho por meio de indicadores gerais da empresa, para que ela veja  na sua performance a curto prazo. Os insights sobre todas as atividades envolvidas é fundamental para a evolução do negócio.

Objetivo

O principal objetivo é facilitar o acompanhamento dos processos e resultados da empresa de forma eficiente, possibilitando a vista clara dos pontos relevantes e a performance das atividades do negócio, além de promover a transparência corporativa entre todas as partes, o que é fundamental para alcançar o objetivo final do negócio.

Benefícios

O Visual

A visualização de dados é essencial para entendermos gráficos e tabelas dinâmicas ou ícones e medidores. Dessa forma, qualquer colaborador consegue entender os valores apresentados e analisar os indicadores mais importantes da empresa.

A velocidade capacita visualizar o cenário real e facilita o planejamento de novas estratégias para a melhorar os processos e corrigir falhas identificadas.

Outros benefícios que um dashboard traz para o negócio são:

Diminuição de riscos

Um dashboard atualizado proporciona rápidos insights dos indicadores e ações realizadas, e ainda ajuda a detectar falhas ou oportunidades com mais rapidez e eficiência.

Tomada de decisão

Com as informações centralizadas em um único espaço, fica mais fácil de obter uma visão ampla do negócio e tomar decisões baseadas em dados, ou seja, visualizar as informações relevantes para da empresa como estratégias, atividades realizadas, investimentos, desempenho ou até mesmo prazos de entrega, tudo contribui para que você faça a escolha certa.

Acompanhamento de performance

Através da avaliação da produtividade, venda, lucro e qualidade das ações você estará sempre atualizado sobre as evoluções do projeto.

Compartilhamento

Não adianta nada ter um painel organizado para acompanhar e gerenciar melhor o negócio se o mesmo não pode ser visto pelas pessoas que fazem parte do andamento das atividades.

Compartilhando o dashboard toda equipe consegue consumir a informação do desempenho das tarefas realizadas. Assim o grupo pode se organizar melhor para alcançar os objetivos e trazer melhores resultados para o negócio.

E se você trabalha com métricas e que os objetivos são direcionados a outra empresa, você também pode compartilhar o seu painel com o cliente para mostrar transparência em seu serviço.

Otimização de tempo

Com as informações consolidadas em um lugar só, a comparação diária ou semanal das métricas, visão geral do desempenho das atividades e atividades relacionadas a tomada de decisão, são mais rápidas e conclusivas.

Não existe dashboard padrão

Não existe um modelo padrão a ser usado para obter dados reunidos. O dashboard pode e deve ser customizado e adequado para cada tipo de negócio ou área, desde que cada setor trace bem os objetivos específicos. Assim é possível obter indicadores e métricas necessárias para o sucesso.

Porque usar dashboard

Planilhas longas não facilitam a sua tomada de decisão.

Além das questões mencionadas acima que tornam mais simples a vida do profissional que gerencia as atividades, o dashboard te livra de longos relatórios e muitas abas de planilhas, garantindo informações mais claras e pontuais.

dashboard de marketing digital

Existem Dashboards online prontos!

dashboard gerencial pronto

O dashboard online traz algumas flexibilidades como personalização, design gráfico simples e facilidade de compartilhamento.

O grande diferencial de um dashboard de Power Point ou Excel para o online é a atualização e análise de desempenho dos indicadores em tempo real. Além das informações serem apresentadas de forma automática sem precisar de um profissional atualizar manualmente a base de dados.

Mas e o Dashboard na minha planilha em Excel?

O Excel é uma ferramenta que consegue apresentar as mesmas informações que um dashboard online. A diferença está na otimização de tempo que o online proporciona.

Ao em vez de baixar os resultados separadamente de cada plataforma para depois avaliar a dedo qual delas traz mais benefícios e menos gasto para o negócio, o online consegue reunir todas as plataformas e unificar em um relatório pronto já comparando o desempenho de cada rede.

O Excel não permite que você acompanhe o desemprenho de suas atividades em tempo real e exige que as atualizações sejam feitas uma a uma, o que abre margem para erros humanos, onde uma virgula acaba fazendo o resultado de um trimestre passar de sucesso para fracasso.

Fizemos um artigo analisando a entrega de resultados de um dashboard no Excel, leia na integra clicando aqui.

relatório de marketing

Por onde começar?

Aqui estão três passos para você criar seu próprio dashboard:

  1. Primeiro passo é definir bem as métricas e indicadores que deseja acompanhar, de preferência pense nos fatores que são essenciais para a sua tomada de decisão;
  2. Escolha o melhor gráfico para representar os seus dados. E não se esqueça, o objetivo do dashboard é facilitar o entendimento das informações e não de ser um painel bem decorado. Logo, não utilize muitas cores para não parecer que seu painel está desorganizado e o principal, não atrapalhar o visual informativo;
  3. Configure um sinal de alerta nos indicares que está acompanhando. Essa configuração é importante para você não perder oscilações negativas nas atividades mensuradas;

#Dica

Não confunda beleza com efetividade: A maioria dos painéis são bem elaborados e visivelmente bonitos de ver, mas um dashboard não se trata da beleza de um gráfico e sim no objetivo que aquela informação está trazendo e na capacidade de comunicar aquilo de forma fácil.

Dashboard para Marketing Digital

No marketing digital o dashboard é utilizado para visualizar melhor e rapidamente o desempenho de anúncios ou campanhas e acompanhar os resultados através de métricas e indicadores.

Essas são algumas métricas avaliadas no marketing digital:

número de conversões;visitas no site;investimento realizado;número de cliques;número de impressões;custo por aquisição;leads gerados;compras realizadas;receita total;e muitas outras métricas que são de acordo com o objetivo da sua campanha ou anúncio.

O principal benefício de um dashboard de marketing digital, é conseguir coletar automaticamente todos os dados disponíveis de diferentes origens, como Google Adwords, Google Analytics, Facebook Ads e outras plataformas e disponibiliza-los de forma organizada sem qualquer esforço humano.

dashboard de resultados

A representação visual, é claro, que facilita a interpretação dos dados garantindo o entendimento das oscilações e desempenho das ações por qualquer pessoa.

Ferramentas online são muito recomendáveis para profissionais de Mídia, Gerentes de E-commerce, empresas B2B ou qualquer empresa que anuncia em mídias sociais/digitais, pois o relatório mensal, quinzenal, semanal e até o diário que justificam o valor do investimento do trabalho realizado, pode facilmente ser substituído por um dashboard online gerado com um clique 😉

yes!

Tipos de Dashboard

Existem dois tipos principais de dashboard. Os dashboards operacionais e os dashboards analíticos.

Painéis de Controle Analítico

Usado por executivos e líderes seniores para estabelecer metas e analisar resultados de um volume de dados conectados de um determinado período de tempo.

Ajudam os tomadores de decisão a entender o progresso das estratégias e implementar mudanças.

Painéis de Controle Operacionais

São usados para monitorar KPIs (indicadores chave de desempenho) e médicas que podem identificar potenciais problemas operacionais a medida que ocorrem. Assim, há como resolver o mais rápido possível.

#Conclusão

Além de economizar tempo, o Dashboard pode agilizar a entrega de resultados e garantir assertividade na escolha da estratégia, um dashboard é um ótimo gerenciador de processos para o negócio, e uma forte ferramenta para tomar decisões orientadas a dados.

Não perca tempo e leia o artigo Entenda a Diferença entre Dashboard e Relatório para visualizar as principais diferenças entre essas duas formas de acompanhamento de resultados e elevar suas entregas para um nível mais profissional.

Se quiser saber mais, temos um E-book exclusivo com tudo sobre dashboards e como implementar na sua empresa. Acesse aqui.