Dashboard no Excel: 5 Motivos para NÃO usar

AUTOR: Roberto Matos

2 min. de leitura

Dashboard no Excel: 5 Motivos para NÃO usar

Autor: Roberto Matos

2 min. de leitura

Uma das formas mais antigas, baratas e conhecidas de fazer um dashboard é pelo Excel. Até porque, antigamente os dados já estavam organizados lá então era um fluxo que fazia sentido.

Mas nós evoluímos e nossos dados também. Hoje eles não estão limitados à planilhas de excel e o dashboard também não deveria estar.

Mas por que as pessoas continuam fazendo seus dashboards no Excel? Bem, o Software está presente hoje em praticamente todas as empresas e os relatórios online geralmente são convertidos já para PDF ou Excel, logo, aparenta ser mais prático e, o principal motivo: é de graça. Mas será que o barato não está saindo caro?

Separamos aqui as principais razões do Excel estar mais atrapalhando que ajudando na sua entrega de resultados e analise de métricas:

1. Uma das principais características do dashboard é como são visuais. E sim, o design faz toda a diferença, ainda mais para mostrar para um cliente.

2. Não é um dashboard de verdade.

Os dados precisam ser atualizados na planilha de dados para que eles mudem e os formatos para a apresentação são limitados. Logo, para apresentar para um cliente você teria que mostrar ou no Excel ou em PDF.

Se os dados não são atualizáveis e não estão dispostos de forma visual e dinâmica, mas sim em um PDF com algumas analises adicionadas, isso parece mais um relatório que dashboard, não acha?

3. É necessário planejar o dashboard antes tanto visualmente quanto em seu conteúdo para definir os indicadores e seu posicionamento antes de ir para o Software. Depois selecionar os dados que serão usados e criar finalmente o , dashboard do zero, que por fim já estará com os dados desatualizados.

4. É preciso paciência e uma imensa quantidade de diversas planilhas e montagem de dados até chegar no resultado final.

Para cada gráfico é necessária uma planilha dinâmica, logo, com resultados completos você teria mais de 10 planilhas. E, para realizar tudo isso seria necessário ao menos um conhecimento intermediário no Software para usar os gráficos dinâmicos, adicionar botões e não comprometer os dados no processo.

5. Muitos recursos avançados de excel necessários para aprender e se não tenho tempo para adicionar os dados, imagina para personaliza-los e para desenvolver cada uma das tabelas dinâmicas. Não é intuitivo

Não tem como simplesmente adicionar e retirar dados e métricas para fazer analises de acordo com o momento e seu insight.

PLUS e o mais importante: Mesmo que tenha a possibilidade de atualizar todos os dados ao mesmo tempo, não da para vincular com plataformas para que se atualize automaticamente, então o “dashboard” será como um relatório em que você precisa atualizar manualmente.

O dashboard pelo Excel é realmente realmente prático, dinâmico e rápido?

Você também vai gostar de:

Análise de dados: enquanto BI cria dashboards, quem analisa?

Dashboard de vendas: o guia definitivo e exemplos

Por que usar um dashboard de marketing digital?

O que é Dashboard?

Diferença entre Dashboard e Relatório