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Marketing

Análise de dados: Qual a importância para a minha empresa?

Há um tempo atrás, a análise de dados era exclusiva para a comunidade cientifica ou financeira, e sempre imaginávamos o responsável pelos números como um matemático na frente do computador.

Enquanto isso, dentro das empresas a análise de dados era feita com formulários e sistemas ultrapassados, sem embasamento ou transparência entre equipe e gestor, e até entre setores. Isso atrapalhava muito mais do que ajudava, pois os dados incorretos e enviesados muitas vezes atrasavam os processos e mascaravam resultados.

Mas, graças a popularização da internet e o avanço da tecnologia Big Data, começamos a ter a capacidade de mensurar o nosso público-alvo e toda a sua jornada de compra.

Hoje, temos a metodologia Data Driven que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é apenas para matemáticos. Ela é uma cultura organizacional onde se é incentivada a tomada de decisão a partir de uma análise de dados que envolve tudo, desde ferramentas até as pessoas e os processos da empresa. 

Ela passou a ser obrigatória no mundo dos negócios por auxiliar na capacidade de segmentação e rastreamento do Target, além de tornar mais preciso dados referentes aos resultados obtidos em campanhas. Podemos usar a análise de dados para termos uma varredura completa sobre quem queremos alcançar e como faremos isso. 

Quando falamos de Data driven Marketing, os dados acabam guiando o negócio e garantindo resultados cada vez melhores. 

Resultados que foram comprovados por estudos da Gartner, consultoria de tendências e inovações tecnológicas, que descobriu que empresas que fazem bom uso dos dados que coletam, podem aumentar seu lucro em até 20%.

Separamos aqui os principais benefícios de implementar a analise de dados na sua organização:

Planejamento estratégico 

Temos uma visão cada vez mais completa conforme usamos os dados que a nossa própria empresa produz. Por exemplo, no Google Analytics e no Facebook já temos uma infinidade de informações dos consumidores e da própria empresa que podem gerar insights, usando apenas plataformas gratuitas e acessíveis. 

Quando se conhece tão profundamente o andamento do negócio, seus clientes e resultados, fica fácil fazer ajustes e tomar as melhores decisões para que a empresa esteja sempre crescendo.

Segmentação do público 

Temos a possibilidade, com o uso frequente dos consumidores às redes sociais e à internet, de mapear o perfil completo de nossos clientes e desenvolver assim personas. Com isso, podemos montar a comunicação certa para o público certo e gerar melhores resultados.

Controle do investimento 

Invista em estratégias conhecidas e com previsibilidade de venda, para não gastar recursos com campanhas que não trarão resultado. Além disso você consegue mensurar o que está trazendo retorno e cortar o investimento muito mais rápido. 

Se você quiser saber mais sobre a metodologia Data Driven, análise de dados e, quem sabe, implementar essa cultura na sua empresa, estamos com uma série no Youtube chamada Desmistificando Dados. Nela, ensinamos tudo que você precisa saber sobre a Cultura Data Driven.

Confira abaixo: