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Fim dos cookies: O que muda no marketing?

Você já deve ter ouvido a expressão de que os dados são o novo petróleo, não é mesmo? Acredite: os dados realmente são muito valiosos. E você já se perguntou como boa parte dos dados surgem? No mundo digital, os cookies capturam os dados. Estes são arquivos que armazenam temporariamente quando um usuário visita um site.

De modo geral, os cookies guardam as informações e se classificam de duas maneiras. Primeiro, são os primários criados pelo site acessado pelo usuário. Depois, os cookies de terceiros, criados por outros sites, como anúncios, por exemplo.

O fim dos cookies de terceiros

No começo do ano passado (2020), o Google anunciou que o Chrome, navegador mais usado do mundo não teria mais suporte a cookies de terceiros. Adiaram a decisão para 2023, a fim de colaborar com os órgãos reguladores.

No caso do marketing, o impacto do fim dos cookies de terceiros é no acesso aos dados, já que o uso dos anúncios personalizados é limitado. 

Por esta razão, é preciso ter em mente que mente que menos dados dos usuários estarão disponíveis, dificultando a análise de comportamento do mesmo. Assim, algumas ferramentas de automação de marketing precisarão ser revisadas, bem como a forma de trabalhar, que será alterada.

O que muda no marketing?

Como você pode notar, o fim dos cookies de terceiros irá criar um clima no qual os consumidores irão exigir das empresas uma troca de valor justa, clara, honesta e aberta pelos dados que decidiram compartilhar.

Como ainda não há uma substituição para os cookies, o marketing digital tem muito a perder em relação a sua assertividade e eficiência. Os dados de usuários e consumidores não serão mais rastreados e utilizados em diferentes segmentos na esfera digital. 

Dessa forma, as campanhas serão mais abrangentes na hora da venda e serão menos específicas para os usuários e consumidores. Isso pode, por exemplo, diminuir as taxas de cliques e conversões. E, ao mesmo tempo, diminuir o custo por impressão. 

Observações para se ajustar à esta realidade

Embora seja um desafio para as marcas, também é uma grande oportunidade. Estas poderão entender melhor os usuários e melhorar suas experiências. Dessa forma, as empresas deverão reconhecer o panorama geral. E, assim, dedicar tempo e esforço para se preparar.

É preciso investir em novas maneiras de coletar os dados. Os anunciantes, por exemplo, terão que gerenciar melhor essas informações, com outros parâmetros, métricas e maneiras de capturar os consumidores.

Um bom exemplo, no marketing, seria apostar em estratégias de e-mail marketing. Em seguida, dar mais visibilidade e poder ao conteúdo de qualidade. Consequentemente, apostar em uma segmentação contextual para a criação de anúncios personalizados. 

E você, o que acha do fim dos cookies de terceiros? Acredita que irá impactar o mercado e o marketing no futuro? Deixe sua opinião nos comentários!

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