LOGIN
TESTE GRÁTIS
TESTE GRÁTIS
Dados

O que é ROI? Como calcular o Retorno Sobre o Investimento?

O ROI, ou Retorno Sobre Investimento, é um indicador que mostra se o investimento realizado em determinada ação está gerando lucro.

É um KPI muito importante para que possamos avaliar se as ações ou iniciativas estão contribuindo com os resultados da empresa.  Há também como usar o Retorno sobre investimento como meta para basear suas estratégias em resultados esperados tangíveis.

 

Como calcular o ROI?

Para calcular é usado o faturamento e o custo do projeto.

Você pode calcular o ROI tanto de ações quanto de projetos ou canais.

 

A fórmula do ROI  é:

 

Cálculo de ROI

Sendo:

Receita (ou lucro) = O valor arrecadado proveniente da ação ou segmento escolhido .

Custo (ou despesa) = O investimento total realizado para que a ação pudesse ocorrer. Envolvemos todos os gastos do projeto, como mídia paga, treinamento, contratação, plataforma e qualquer gasto que for necessário para que a ação ocorra.

Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 100 reais e o investimento tenha sido de 50. Ao aplicar, temos:

ROI = (100 – 50) / 50

ROI = 1

Sendo assim, podemos ver que o Retorno sobre o investimento seria 1 vez o investimento inicial, ou seja, o lucro foi o dobro do investimento.

Para ficar mais fácil, multiplique o valor por 100 e obtenha a porcentagem, que seria de 100% de retorno.

 

#Dica

Para analisar o retorno sobre investimento responda essas perguntas:

  • O que eu fiz gerou resultado? O que eu não fiz fez alguma diferença?
  • O que as campanhas que funcionam e não funcionam tem de diferente?
  • O que posso fazer para as campanhas que não funcionam melhorar a performance?
  • O que posso replicar das boas campanhas para melhorar a performance?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *