Login
Ads

Tagueamento de Campanhas com o Google Analytics

Quando trabalhamos com vários canais e anunciamos em diversas plataformas, identificar o canal que está trazendo o maior retorno fica mais difícil, e é por isso que esse artigo irá te ajudar .

O tagueamento de campanha oferece exatamente essa possibilidade, para que você tenha o melhor insight sobre seus anúncios e trace melhor a estratégia do seu negócio com base nos relatórios de marketing digital.

Mas afinal, o que é tagueamento?

O termo “tag”, traduzido do inglês, significa etiqueta. Assim como outros termos do marketing digital, criou-se uma expressão e a palavra foi abrasileirada para “tagueamento”. A prática consiste em incluir identificadores na sua URL que servem para classificar, organizar e analisar o desempenho de canais, banners, campanhas e qualquer ação digital que direcione acessos para o site.

E como isso pode ajudar no seu negócio?

Vamos supor que você acabou de lançar a campanha “BlackFriday”no Facebook, Google Ads e Twitter, com o objetivo de levar usuários a acessarem a sua Landing page, e durante um mês você precisa analisar qual dos canais estão trazendo mais resultados $$ para o seu negócio.

A ferramenta mais famosa para você realizar essa análise é o Google Analytics, mas sabemos que essa plataforma não faz tudo sozinha.

E ai que entra o tagueamento 😉

Vamos por partes:

Você já deve ter visto no Analytics a aba onde a navegação do usuário é identificada quando o clique da página de destino é orgânico (quando a pessoa busca uma palavra-chave e o clique leva ao seu site), de referência (quando o clique veio de outro site que está vinculado ao seu) e direto (quando alguém acessa sua URL diretamente. clica no seu e-mail marketing ou algo assim).

Essas categorias definem qual canal de origem do usuário que está acessando seu site, e uma vez que, a mesma campanha está em diversos canais. Com a mesma URL, o Analytics não consegue diferenciar perfeitamente as diferentes origens e meios de acesso.

Porque isso acontece?

Isso acontece porque quando a campanha é criada, normalmente é utilizado o mesmo link para as diferentes redes e lugares onde a campanha será entregue, porque afinal você busca encaminhar usuários para uma única pagina.

Quando tagueamos, personalizamos ou etiquetamos esses links, o Analytics consegue distinguir perfeitamente a origem do acesso, e através desse tagueamento conseguimos incluir as demais plataformas como Twitter e Facebook para que o Analytics passe a identificar a mesma campanha nesses canais.

O legal é que assim que você cria o link personalizado e ele é clicado, automaticamente o Google Analytics adiciona esse link ao relatório sem que você configure na plataforma.

Para taguear suas campanhas será necessário a criação de uma UTM.

O que é UTM?

UTM ou Módulo de Rastreamento Urchin é uma fórmula que permite você acrescentar texto na sua URL para rastrear a origem do clique.

Você já deve ter visto um link que terminam em utm_medium ou utm_source.

Ex:

URL sem UTM: https://www.keepi.com.br/

URL com UTM:  https://www.keepi.com.br/blackfriday? utm_source=Facebook&utm_medium=Imagem-5&utm_campaign=lancamento

Esses informações correspondem exatamente ao objetivo da UTM que é informar o Analytics sobre a origem do acesso e apresentar os indicadores sobre comportamento e trajeto do usuário em relação ao anúncio. Ou seja, todo aquele retorno que buscamos com a nossa campanha será traçado através dessa personalização de link.

Caso você não crie uma UTM, o Analytics pode categorizar o trafego do clique de maneira incorreta e isso afeta diretamente o resultado que estamos buscando em nosso exemplo.

Como criar UTM?

Para criar uma UTM é necessário pensar em palavras-chaves para identificar cada anúncio. Essa palavra será responsável por identificar o seu anúncio e imediatamente ela informará ao Analytics o trafego da sua campanha.

Antes de criar a sua UTM você precisa saber algumas informações básicas.

Existem alguns sites que criam UTMs como o UTMMaker, mas a melhor ferramenta é a do próprio Google, UTM Builder.

Tanto no Google ou nas demais plataformas, você criará a sua UTM preenchendo os campos source, medium e campaign.

·         Utm_source: ou origem, é o indicador responsável por registrar a origem do tráfego. Aqui você pode adicionar o próprio site, Twitter, Facebook e ou newsletter.

·         Utm_medium: ou meio, é o que indicará a mídia ou de onde veio o acesso. Ex: redes sociais, banners ou e-mail (no caso da newsletter).

·         Utm_campaign: ou campanha, é o espaço para você nomear a sua campanha. Aqui, você pode dar vários nomes diferentes para o mesmo anúncio para fazer uma comparação de, por exemplo, qual cor ou frase funciona melhor. Esse é o campo mais importante, pois aqui é o espaço onde você pode diferenciar mais detalhado o seu anúncio.

Como falamos acima, na maioria das vezes que criamos esses links é para diferenciar uma campanha em diversos modelos. Preenchendo os campos e nomeando de acordo com a sua proporção, você terá várias URLs diferentes para identificar.

E para você não ficar perdido, vai uma dica Keep.i: crie planilha como a imagem abaixo, para ter controle das URLs criadas que deseja acompanhar.

Dicas para criar UTM:

Agora que você já sabe um pouco sobre tagueamento, pensamos em um modelo para ajudar você a taguear a sua campanha ou anúncio, sem erro. É bem simples, acesse o site ao qual deseja utilizar e preencha os campos obrigatórios de acordo com as perguntas sugeridas abaixo:

Para Utm_source responda: De onde eu quero que venha o clique?

Para Utm_medium responda: Quais canais ou material de marketing eu estou usando para essa campanha?

E para Utm_campaign responda: esse anúncio tem o objetivo de informar o que?

Vamos usar o exemplo da nossa campanha. Queremos que o usuário chegue a nossa Landing page, mas para isso, criamos anúncios para página do Twitter, Facebook e para sites de nicho, para identificar o clique, podemos taguear a campanha do Facebook assim:

Respondendo as perguntas, no campo source queremos que o clique venha do “Facebook”, ou seja source – Facebook. (criando UTM)

https://www.keepi.com.br/blackfriday?utm_source=Facebook

O canal ou o meio que vamos utilizar aqui seria “Post”, ou seja medium – post

https://www.keepi.com.br/blackfriday?utm_source=Facebook&utm_medium=post

E esse anúncio tem o objetivo de informar o que é a campanha, ou seja campaign –BlackFriday.

https://www.keepi.com.br/blackfriday?utm_source=Facebook&utm_medium=post&utm_campaign=blackfriday

Vale lembrar que é muito importante você não utilizar os mesmos canais para meio e origem. E se você quiser especificar ainda mais o seu tagueamento com datas ou informações relacionadas, uso no campo campaign, pois esse espaço não interfere na leitura do Google e sim é um campo para nomear e diferenciar melhor cada URL.

Aqui estamos falando em benchmarking de dados. Quando você sabe de onde vem as suas visitas e qual foi o tráfego de cada uma delas, você consegue responder questões estratégicas para melhorar a sua campanha e ainda otimizar seus resultados.

Com o tagueamento, é possível consolidar todos os dados da campanha em um relatório ou dashboard. E agora que já sabe como taguear você já pode segmentar a sua campanha, analisar a variedade no seu relatório e acompanhar o desempenho dos seus canais.

Crie já uma UTM, teste e veja como é fácil!

Se quiser aprender a analisar os dados resultados do seu tagueamento veja nosso artigo sobre insights que você pode tirar do Google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google
Spotify
Consent to display content from Spotify
Sound Cloud
Consent to display content from Sound