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Consumer Insights: como adaptar seu negócio ao comportamento de um novo consumidor

Após a revolução tecnológica, nós mudamos completamente a forma que nos relacionamos e, consequentemente, que consumimos. E o mercado precisa conseguir acompanhar isso.
Desde o surgimento da internet, perdemos aquele processo de compra simples e linear.

Aumentaram os canais, surgiram concorrentes e segmentações e diferentes fatores e variáveis que mudaram completamente a forma com que nos comunicamos com nosso público-alvo.

Mas, não vamos ficar aqui parados olhando o consumidor mudar, precisamos entender o que está acontecendo e, a partir disso, nos adaptar.

Coletamos as principais pesquisas de 2019 sobre as mudanças no comportamento do consumidor e trouxemos alguns insights valiosos.

Quem é o consumidor brasileiro hoje?

Hoje temos um consumidor muito mais econômico, prático e conectado. Que busca mais sentido e relevância para suas compras e pensa mais antes de consumir.
Mais de 80% dos entrevistados foi impactado ou está sendo pela crise econômica. Portanto, precisam fazer escolhas mais inteligentes. Tanto que 64% deles escolhe marcas e produtos pelo preço. Vemos então um consumidor que quer ver valor no que está consumindo e há uma chance menor de comprar por impulso.

Mesmo com a grande parcela de pessoas que ainda compram direto na loja física (cerca de 55%), temos um crescimento marcante do consumidor digital. No Brasil, pelo menos 64% das pessoas possuem um smarthphone e 19% desses usuários já tem o habito de comprar online e receber seus produtos em casa.

E esse novo consumidor digital não é atingido com publicidade tradicional. Por isso é relevante repensar as formas de criar publicidade. 87% dos internautas além de fazer compras online, pesquisam os produtos predominantemente online, por meio, em sua maioria, de tablets e smartphones.

O aumento das pesquisas em dispositivos móveis, são motivados principalmente, pela praticidade (81%), agilidade (71%) e segurança (25%).
Isso nos traz novas oportunidades de negócio e comunicação.

O Big Data, ao ser usado por varejos e e-commerces, pode ser uma ferramenta valiosa para conhecer seu público e atingi-lo precisamente, além de ser capaz de prever variações de comportamento e mudanças no mercado.

Como se adaptar?

Muitos negócios já estão pensando em uma nova forma de atingir esse consumidor que tem mais acesso à informação e mais possibilidades de escolha.

As mídias digitais são dadas pela Nielsen como a chave para aumentar conhecimento e consideração de marca, justamente porque o internauta considera fundamental pesquisar na internet antes de fazer compras e acabam por fazer as compras online.

Mesmo que seja importante não deixar de lado as mídias tradicionais, como as lojas físicas, o boca a boca e a própria TV, aprender a trabalhar com diversos canais se torna cada vez mais crucial.

Além disso, temos o surgimento da hipersegmentação, que, segundo um levantamento da Kantar, são consequências de um consumidor com decisões cada vez mais especificas e necessidades distintas dependendo da situação, dia da semana, companhia ou motivação de compra.

Antes tínhamos a possibilidade de trabalhar com grupos similares e marcantes, mas agora o consumidor está mudando o tempo todo e buscando novos significados para seu consumo.

Outro grande impulsionador de compra e mudança de comportamento são os eventos sazonais. Segundo a Nielsen, as datas comerciais favorecem as vendas de bens de consumo e ajudam no crescimento do varejo.

Mas mais do que aprender a trabalhar com esse novo consumidor, os diversos canais que surgem diariamente e as novas formas de fazer propaganda, possibilitam uma estratégia mais inteligente e o acompanhamento do progresso dela, com métricas e objetivos claros. A Keep.i traz a melhor forma de acompanhar seus resultados e saber se você está realmente no caminho certo.

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