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As Melhores Métricas para Analisar no Instagram

Foi-se o tempo em que as métricas do Instagram não precisavam ser analisadas, pois o foco da plataforma era apenas fotos bonitas e número de curtidas.

Hoje, com mais de um bilhão de usuários ativos e com 60% deles acessando diariamente, esta plataforma também está sendo vista como uma imensa oportunidade de negócio.

Mas, como analisar as métricas do Instagram? Em quais focar a atenção? Como não se perder em métricas de vaidade?

Separamos aqui algumas das principais métricas e insights que você pode tirar ao analisar seus números no Instagram.

Alcance e Impressões

O alcance se refere ao número total de pessoas que viram a sua postagem.

As impressões se referem ao número total de vezes que o conteúdo foi visto no Instagram, não importando se uma mesma pessoa o viu várias vezes.

Para ter seu conteúdo levado em consideração, o mais importante primeiro é que este conteúdo seja visto.

Logo, saber se o Instagram está entregando bem tanto de forma orgânica quanto em anúncios é muito importante. Se o seu conteúdo for de qualidade e o alcance alto, seu engajamento tende a aumentar.

É interessante sempre impulsionar algumas postagens para aumentar o alcance e as impressões, atraindo público para a sua página.

Engajamento e Envolvimento

Ela representa o total de interações de uma publicação, a soma de todas as curtidas, comentários e salvamentos. Portanto, é uma das métricas mais importantes para se levar em conta no Instagram.

Essa métrica é uma das mais utilizadas por toda a comunidade de produção de conteúdo, quanto maior o engajamento, maiores as evidências de que o conteúdo produzido está na direção correta.

A taxa de engajamento mede o percentual de interações você tem nas postagens e stories comparando com o número de impressões que esse mesmo conteúdo possui.

A equação da taxa de engajamento é: Total de interações / total de impressões X 100.

A Keep.i oferece a taxa de engajamento de cada postagem, stories e o total do seu perfil, então seu trabalho é apenas garantir que ela seja a maior possível.

Stories e Destaques

Os Stories passaram a ter muita importância, com um público de, em média, 300 milhões de usuários interagindo com eles diariamente.

Mas, como saber que o seu público está prestando atenção neles?

Primeiro, conteúdo animado, com gifs, enquetes, Quiz ou em formato de vídeo, são mais relevantes para o público e tende a engajar melhor.

Agora, para saber os resultados dos seus stories, a Keep.i tem um card perfeito para isso.

Além das métricas de alcance e impressão, que já falamos anteriormente, a métrica de retenção é muito importante no Stories.

A retenção mostra a permanência do usuário no seu stories e, assim, você pode avaliar se ele viu o conteúdo ou apenas passou para o lado e ignorou.

Publicações

Falando especificamente das publicações, as principais métricas de Instagram que podem ser levadas em consideração são:

Salvamentos: peça para seus usuários salvarem conteúdos que você considera relevantes. Se seu conteúdo está sendo salvo é porque tem qualidade e, consequentemente, os usuários irão recuperar essa publicação e serão impactados pela sua marca novamente.

Engajamento: Acredito que é a métrica mais importante. Quanto maior, melhor sua presença nas redes sociais e mais usuários se lembrarão da sua marca.

Comentários: Leve em conta se os usuários estão marcando outras pessoas, e se estão oferecendo feedbacks ou sugestões. Ouça seu público!

Demografia do Público

Outras métricas importantes para o Instagram são as demográficas. É importante conhecer com quem está falando para elaborar uma estratégia de marketing digital que faça sentido.

O Instagram registra em Informações a idade, sexo, local e o mais importante, o momento em que o seu público fica online.

Essas informações podem auxiliar a produzir um conteúdo que faça sentido e postar no momento certo para obter um alcance e, consequentemente, um engajamento maior.

Veja como encontrar essas informações no perfil do Instagram:

Conversões

Por fim, há algumas métricas de conversão exclusivas do Instagram que são muito relevantes também.

Elas são:

  • Cliques no Site
  • Cliques em mensagem direta
  • Cliques em endereço
  • Cliques em telefone
  • Cliques em E-mail

Com essas métricas você pode saber se sua comunicação está levando o público para o site ou fazendo que eles se interessem em saber mais sobre sua marca.

Ao levar em conta essas métricas, sua mensuração de resultados do Instagram será muito mais efetiva e sua estratégia terá mais chances de funcionar.

Se quiser saber mais:

Instagram Stories: por que incluir nas estratégias de marketing digital

Principais Ferramentas de Marketing Digital

Como conseguir mais cliques no Facebook

Porquê NÃO fazer relatórios de marketing digital

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