Login
Marketing

O que é Cultura Data-driven?

 

Quando falamos de Data-driven Marketing muitas pessoas pensam naquele cara matemático sentado na frente de uma planilha olhando sem parar para milhares de números. Mas, hoje, vemos que a gestão orientada a dados vai muito além de pessoas ferramentas.

É uma Cultura.

Trata-se de tomar as melhores decisões para o seu negócio com base no que seus clientes e no que o mercado te diz. É analisar tendências e informações e transformá-las em ideias e planos de ação.

É transformar números em resultados.

50% das empresas já investiram em Big Data, segundo um estudo da Gartner. E 70% dessas empresas pretendem investir novamente.

Opiniões e hipóteses já fazem parte do ecossistema hoje, portanto, podemos embasar esses achismos em dados e comprová-los ou descartá-los a partir destes. Além de retirar insights da analise dos dados.

Ajuda também a ter argumentos para propor mudanças que você considera importantes nos processos da empresa.

Ao compreender como analisar e quais métricas prestar atenção, você será capaz de tomar as melhores decisões.

Segundo uma previsão da IBM, em 2020 mais de 75% das empresas já irão utilizar big-data para criar soluções inteligentes de mercado.

Alguns dos benefícios da gestão orientada a dados:

  • Segmentação precisa de consumidores,
  • Seleção de conteúdos relevantes para eles,
  • Melhora na experiencia do cliente,
  • Reconhecimento de problemas rapidamente,
  • Teste de hipóteses.

Mas e na prática? O que precisamos para fazer uma gestão orientada a dados?

Seleção:

Escolha os dados corretamente de acordo com o seu objetivo e com o que você busca analisar.

Não adianta querer olhar para todos os dados de uma vez. Um dashboard que faz sentido é aquele que tem poucos dados e que, em segundos, você consegue saber se está indo bem e o que precisa ser melhorado.

Capacitação:

Não adianta ter os dados e não saber o que analisar ou como analisar. É essencial que ajam pessoas na empresa que saibam olhar um dashboard e encontrar as respostas.

Porém, ainda mais em empresas pequenas é difícil encontrar pessoas multidisciplinares e com uma bagagem em dados.

Então, por que não, capacitar algumas pessoas da sua equipe?

Onipresença:

Hoje precisamos ter acesso aos dados em tempo real, a qualquer lugar e a qualquer hora. Não dá mais para receber relatórios mensais e esperar que isso seja o bastante.

Dados ficam obsoletos cada vez mais rápido. Precisamos de uma equipe em que todos saibam o que procurar nos dados e que todos tenham acesso a qualquer momento a eles.

Legalização:

Com a chegada do LGPD, que é a Lei Geral de Proteção de Dados, precisamos garantir a origem de todos os dados que temos acessos e proteger a privacidade dos usuários.

Confiança é o pilar de qualquer relacionamento, com o consumidor não é diferente.

Empresas que implementaram há um tempo a cultura data-driven alcançado até 30% mais eficiência e até 20% de aumento em receita.

Ou seja, ao garantir que sua analise de dados está ocorrendo da forma certa e a cultura data-driven fazendo parte da sua empresa, você terá até 30% mais eficiência nos seus processos.

Se quiser se aprofundar sobre a Cultura Data-Driven, separei alguns artigos muito bons:

Keep.i – Como construir um Plano de Marketing orientado por dados

Keep.i – 13 motivos para implementar uma gestão orientada a dados

Think With Google – Sua empresa está pronta para o futuro data-driven?

CIO – 5 Tips To create a Data-Driven Culture At Your Company

Brainhub – 5 Things You Need to Know to Truly Embrace a Data-Driven Culture

RockContent – Cultura data driven: entenda como a Marvel e Netflix produzem conteúdos orientados a dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google
Spotify
Consent to display content from Spotify
Sound Cloud
Consent to display content from Sound